Traço cômico

Thais Caramico

08 de janeiro de 2011 | 07h02

Caricatura é uma técnica de desenho que brinca com as características físicas da pessoa. É um tipo de retrato, mas não muito fiel ao que se vê. Com traço cômico, o caricaturista é um desenhista que deixa bem à mostra o que a pessoa tem de mais forte na sua aparência. Por exemplo, uma barriga pode virar um barrigão. Um nariz comprido vira um narigão. E pernas finas aparecem como longos gambitos. Mas que fique claro: não há maldade nisso. É para ser tudo muito divertido.

O Estadinho bateu um papo com o caricaturista Baptistão. Ele trabalha com a gente, no jornal O Estado de S. Paulo, mas também ilustra uma série de livros e revistas por aí. Como até depois de virar adulto, ele nunca parou de desenhar, resolvemos contar como funciona seu processo de criação.  Ou melhor: quem conta é ele. Mas se não der para entender a letra das cartinhas, não se preocupe: todas as frases são reproduzidas na sequência.

bap1.JPG

“Toda criança gosta de desenhar. Só que a maioria, quando vai crescendo, vai perdendo esse hábito”.

bap2.JPG

“Nós, os ilustradores, nunca deixamos de desenhar. O gosto pelo desenho nos acompanha pela vida toda. Por isso, nos tornamos profissionais.”

bap3.JPG

“Se você também tem um gosto especial pelo desenho, pratique bastante. Uma boa maneira é ler muitas histórias em quadrinhos, e depois criar e desenhar seus próprios personagens e histórias.”

bap4.JPG

“Copiar fotos que você vê na revistas e desenhar seus colegas de classe são também ótimos exercícios”.

bap5.JPG

“Aos poucos, você vai descobrindo o que mais gosta de desenhar, e seu desenho vai melhorar cada vez mais”.

bap6.JPG

“Comigo foi assim. Hoje desenho para o jornal, para revistas e livros, e vivo só do meu desenho. Quem sabe, quando crescer, você não se torna meu colega?”