Contra a luz

Thais Caramico

19 de fevereiro de 2011 | 07h40

capacapa.JPG

A reportagem de capa do Estadinho desta semana é sobre teatro de sombras. Com a ajuda do Grupo Sobrevento, desvendamos esse mundo mágico e convidamos você a viajar na imaginação com a gente. Para ler a matéria completa, é só clicar nas páginas abaixo. Depois, continue para: conhecer a arte da alemã Rotte Reiniger, aprender a fazer um peixinho igual ao da página 3 e ver a animação da história O Pescador e o Balão.

Documento


Documento


Página 3

A história da página 3 também pode ser vista abaixo. Foi assim: o pessoal do Sobrevento criou e manipulou os recortes de papel por trás de uma tela branca, iluminada por uma luz opaca. O fotógrafo Alex Silva clicou cada imagem da história. Depois, escrevemos uma narrativa e o pessoal da TV Estadão fez a animação. Veja:

Gostou? Então veja como é fácil fazer o peixinho da história. Basta desenhar a forma dele no verso de uma cartolina preta. Depois, recorte e cole um palito de churrasco no meio do corpinho dele. Para brincar de teatro, siga as dicas da página 2 da matéria. Só para adiantar, basta que você tenha um lençol branco e que, por trás dele, use uma fonte de luz. Se quiser apagar a luz do quarto, acender o abajur e projetá-lo na parede, também funciona!

peixe1.jpgpeixe2.jpg

Agora, conheça a arte da alemã Lotte Reiniger. Em 1926, ela já fazia grandes recortes, fotografava cada peça e depois exibia em slide como se fosse um filminho. “Era relmente incrível porque além de produzir coisas muitos boas sozinha, às vezes só com a ajuda do marido, ela foi quem começou com essa história de animação”, diz Luiz André Cherubin, diretor do Grupo Sobrevento.

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.