Bichinho ruim

Estadão

01 Maio 2012 | 07h00

inveja1.jpg

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que a inveja mata. Mas você sabe o que é a inveja? É um sentimento ruim que pode tomar conta da gente quando desejamos possuir a qualquer custo o que outra pessoa tem ou quando sentimos ódio ou desgosto pela felicidade de alguém. É como se fosse um bichinho que nos corroesse por dentro ao ver o sucesso ou bem-estar de outra pessoa. Coisa ruim, não é?

Pois foi exatamente o que Mariinha, a personagem do livro Inveja, sentiu. Ela era filha de empregados na fazenda de Seu Romeu. Ele tinha uma filha, a Roberta, que ficava na fazenda nos tempos de férias. Quando estavam só as duas, brincavam bastante. Mariinha não gostava quando outras amigas de Roberta vinham junto. Mariinha também não gostava de ver como os meninos olhavam para Roberta, tão bonita… Mariinha foi não gostando de um monte de coisas até que, um dia, a inveja a picou e ela caiu doente.

Além de uma história gostosa de ler, o livro tem um formato que vai revelando aos poucos que bicho era essa tal de inveja que a picou. Só vamos dar uma pista: o livro é em forma de sanfona e vai mostrando partes de um animal bem comprido…

 

Inveja. Texto: Renata Farhat Borges. Ilustrações: Silvia Amstalden. Editora Peirópolis, R$ 26.