Dia do Andersen

Thais Caramico

02 de abril de 2011 | 07h45

capa.jpg

Hoje, 2 de abril, é o Dia Internacional do Livro Infantil. Sabe por quê? A data foi escolhida por causa do aniversário de um dos maiores escritores infantis da história: o dinamarquês Hans Christian Andersen. Se estivesse vivo, ele faria 206 anos.

O Estadinho, então, fez uma reportagem para que você conheça melhor esse homem, autor de O Patinho Feio, A Pequena Sereia e mais de 150 histórias e contos de fada. Clique nas páginas a seguir e leia a matéria completa. Na 3, você vai ver que a gente sugere uma brincadeira. Para se divertir, clique aqui e imprima as ilustrações do livro Os Mais Belos Contos de Andersen (Ed. Salamandra, R$ 47,90). Feito isso, cole-as sobre um palito de churrasco e crie suas versões, como se fosse um teatro de marionetes e fantoches (assim como fazia Andersen quando criança).

E se você estiver em São Paulo, continue lendo o post para saber onde ver mais coisas sobre o mundo encantado de Andersen.

Página 1
Página 2
Página 3

DIVERSÃO NA BIBLIOTECA

andersen2.jpg

(Obra de Georgia Vilela/Reprodução)

Hoje (dia 2), a partir do meio-dia, a Biblioteca Pública Hans Christian Andersen, no bairro paulistano do Tatuapé, abre uma exposição sobre o autor e apresenta uma programação cheia de histórias e atividades. É para se sentir na própria casa de Andersen. “A intenção é que o visitante saia de lá com a sensação de intimidade com esse universo de Andersen. É realmente para entrar dentro do espaço privado dele”, conta a curadora da exposição, Katia Canton.

Logo na entrada, você passa por um túnel azul e branco de tecido. É como se começasse a viagem pelo céu e pelas nuvens, no planeta dos sonhos. A porta da casa encantada está logo à frente.  Escolha sua história no quadro e leia. Ou entre de uma vez, para ver os contos em forma de arte. Ali dentro estão expostas oito histórias e muitas ilustrações. A primeira é do Valente Soldadinho de Chumbo – numa mesinha que lembra a casa da vovó estão o soldadinho perneta, a bailarina na caixinha de música e o coração (afinal, é uma história de paixão).

Ao lado há algumas roupas transparentes e uma coroa feita pelo artista Dácio Bicudo. Você pode experimentar as capas para se sentir como o rei, que foi enganado e ficou só de cueca na frente do povo, achando que estava vestindo uma roupa que só as pessoas inteligentes podiam ver. Mais alguns passos e uma pilha de colchonetes faz lembrar a história da princesa que conseguiu sentir uma ervilha escondida lá embaixo. Coladinho ali, várias caixas de feira recriam alguns episódios da vida de Polegarzinha. Do lado contrário, nadam tranquilos a mamãe pato, seus filhinhos bonitos e o patinho que nasceu feio.

Ande um pouco para chegar ao conto da vendedora de fósforos, que vê um anjo no final. Entrando em outra salinha, vários vidrinhos que parecem de um laboratório de química guardam trechos da história da Rainha de Neve (tem um frasco com um pé de tênis, um olho de vidro…). Fechando uma volta completa, há uma escultura em areia da Pequena Sereia. Mas o passeio não acaba aí. Olha só quanta coisa vai acontecer ainda:

Dia 2/4:
11 h – Show O Rei do Era Uma Vez, com Giba Pedroza, Zana de Oliveira e Ricardo Würker.
16 h – Teatro O Velho do Sono, com a Cia. Lúdicos.

Dia 4/4:
10 h e 14 h – Teatro Pedro Palerma, com o grupo Meninas do Conto.

Dia 5/4:
10 h e 14 h – Show O Soldadinho de Chumbo e Outros Brinquedos, com Giba Pedroza, Zana de Oliveira e Ricardo Würker. O espetáculo envolve contação de histórias e músicas.

Dia 6/4:
10 h e 14 h – Oficina de kirigami (20 vagas por turma, fazer inscrição na biblioteca)

Dia 7/4:
10 h e 14 h – Oficina de teatro de sombras, coordenada por Edilson Castanheira e Irani Cippiciani (20 vagas por turma)

Dia 8/4:
10 h e 14 – Narração e roda de histórias.

Dia 9/4:
10 h – Realejo na praça
11 h – Festivandersen: minifestival de narração de histórias com Regina Machado, Kelly Orasi, Zé Bocca, Paulo Federal e Giba Pedroza.

Exposição: até 22 de junho.
Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Av. Celso Garcia, 4.142, Tatuapé, (11) 2295-3447. De segunda a sexta, das 8 h às 17 h e sábado das 9 h às 16 h. Grátis.

E TEM MAIS ANDERSEN

A Livraria NoveSete vai fazer hoje uma maratona de histórias com o evento Uma Tarde com Andersen. Das 16 h às 18h30, os contadores Kiara Terra, Tom Will e Ana Lucia Brandão vão narrar seis histórias do escritor.

Livraria NoveSete. Rua França Pinto, 97, Vila Mariana, (11) 5573 -7889. Grátis.


(Por Aryane Cararo e Thais Caramico)

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.