Este bicho vai pegar

Thais Caramico

27 de março de 2010 | 07h30

 dragao_metade

Primeiro, foram os bruxinhos. Depois, os vampiros. Agora, você vai ouvir falar muito de dragões. Isso porque desde ontem o filme Como Treinar o Seu Dragão está em cartaz nos cinemas. E, quase junto com ele, chega ao Brasil uma série de oito livros que serviu de inspiração para o filme.

Mas não pense que essa história de soltar fogo pelas ventas é uma novidade. Os dragões são animais mágicos e lendários, que voavam no alto dos rochedos como grandes pássaros. Há milhares de anos, eles estão presentes no folclore de vários povos, como os indianos, os nórdicos e os chineses. Volte no tempo com a gente e brinque de ser um viking.

Viking, o que é isso?

 viking

Os vikings eram uma antiga civilização da Escandinávia, que ocupou países como Dinamarca, Suécia e Noruega, além de parte do Reino Unido (como a Escócia). Eles eram piratas e bravos guerreiros, que invadiam e conquistavam terras. E adoravam lutar contra dragões: mais do que um hábito, era um estilo de vida. Na mitologia, adoravam vários tipos de deuses.

 Uma fera de quatro patas

O dragão é um réptil, uma mistura de serpente e lagarto. Mas suas cores e formas variam de acordo com cada tipo.

anatomiapequena

Clique aqui para ampliar a imagem

Para o dragonologista Edward Topsell, que escreveu em 1607 o Livro Completo dos Dragões, essa criatura é perigosa. Em forma de guia ilustrado, o livro tem informações indispensáveis para qualquer viking. Com base nisso e em outras obras, criamos a figura acima para dizer o que, no mínimo, todo dragão deve ter.

Dragão mutante

elefante_pet

Sabia que os dragões podem ser mutantes? É só usar a imaginação e misturá-los com outros bichos. Conheça a Dragabelha, o Dragãofante, O Giragão, o Dragãomico, o Tigão e o Dragãotruz. É só clicar aqui.

Veja mais sobre o filme Como Treinar o Seu Dragão.

Leia mais sobre os livros que inspiraram o filme.