Invenções incríveis

Estadão

18 de setembro de 2010 | 08h05

roda_500

1) A roda.

Os cientistas acreditam que ela foi inventada há cerca de 5.500 anos, onde hoje é o Iraque. A versão mais válida é a de que as pessoas da época começaram a usar um tronco de árvore para rolar as coisas. Depois, o tronco virou um disco, e depois o disco virou a roda.

A ideia é simples: se algum objeto é pesado para ser carregado ou arrastado, com a roda fica mais fácil de levar.

Anos mais tarde, a roda serviu para fazer carroças, peças, engrenagens e até veículos como a…

bicicleta_500

2) Bicicleta.

Acredita-se que o primeiro projeto de bicicleta seja de autoria de Leonardo da Vinci. No começo, ela não tinha pedal (precisava empurrar com o pé). O pedal só foi surgir em 1855. Mas eles ficavam na roda da frente. A ideia de dar velocidade à bicicleta através de pedais acabou servindo para os…

ford-t

3) Carros.

Por incrível que pareça, o primeiro automóvel que surgiu foi o de brinquedo, e não o de verdade. Foi na China, em 1678. Um padre queria construir um veículo semelhante às carroças, mas que funcionasse com um motor a vapor. Então ele criou um pequeno carro para presentear o imperador.

Mais tarde, em 1801, os ingleses criaram o vagão a vapor (afinal, precisava haver espaço para deixar o carvão necessário para alimentar o motor).

O carro só foi aparecer mesmo em 1804.

Hoje, há automóveis em todos os lugares. E dificilmente você encontrará um que não tenha…

radio_500

4) Rádio

Ele tem esse nome por causa das ondas de rádio, que são invisíveis e viajam pelo ar. Alguns inventores descobriram que era possível transmitir som através dessas ondas. A primeira transmissão foi nos Estados Unidos, em 1906.

No Brasil, a invenção chegou em 1922. Houve um período, antes da chegada da TV, em que o rádio era o entretenimento mais importante de muita gente. Era chamada a Era do Rádio. A partir de 1950, os brasileiros passaram a se reunir na frente da TV. Até que, nos anos 80, começaram a se popularizar os…

odyssey_500

5) Videogames

O primeiro surgiu em 1947. Era bem simples: alguns pontos na tela simulavam mísseis e era preciso atingir alvos. No começo, eles vinham com as próprias telas, e não era preciso instalar na televisão.

O primeiro console doméstico foi o Odyssey (na foto), em 1971. Mas o que fez sucesso primeiro foi o Atari, no mesmo ano.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.