Lona de papel

Thais Caramico

03 de abril de 2010 | 08h00

matcapa1

Respeitááável público (se você já foi ao circo, sabe que tudo começa com esta frase)! Montamos uma tenda nas páginas do Estadinho para explicar que história é essa de palhaço e trapezista.  Alguém faz ideia de quanto tempo o circo existe?

Ele é muito mais antigo que o seu tatataravô. Há registro de que tudo começou na Grécia antiga e que, até por isso, os números circenses são parecidos com os esportes olímpicos (aqueles com barras e argolas, que valorizam tanto a perfeição do corpo).

matcapa2

Mas os chineses também têm a sua versão. Eles dizem que, assim como a música e a dança, a acrobacia da China foi o que deu origem a essa arte milenar.

Só que o circo do jeito que a gente vê hoje foi criado muito tempo depois, pelo inglês Philip Astley, em 1770. Ele conseguiu deixar o espetáculo mais cômico e levou a tenda para as feiras, para que todo mundo pudesse rir e admirar os artistas.

matcapa4

Hoje, ele mistura teatro, música, artes plásticas e até capoeira. E, para nossa alegria, ainda tem pipoca e algodão doce. É um mundo feito de fantasia e do talento de pessoas.

Foi por isso que nós convidamos o ilustrador Carlinhos Müller para criar estas imagens. Com papel colorido e muitas ideias, ele mostra aqui que todo mundo carrega a magia do circo dentro do peito. E você, vai querer ser o palhaço ou a bailarina?

Quer saber o que cada artista faz no picadeiro?

matcapa3 

Para aumentar, clique aqui.

Você sabia que tem crianças que nascem no circo? Quer ler mais? Clique aqui.

Antigamente, até os animais faziam parte do circo. Mas hoje eles não se apresentam mais. Se quiser saber mais e ver fotos, clique aqui.