Aprender brincando

Estadão

18 de setembro de 2010 | 08h30

Há alguns lugares em São Paulo que são dedicados a experiências e invenções malucas. Lá, você pode aprender enquanto se diverte. Olha só:

epidemik01_500

Estação Ciência

O parque tem esse nome porque fica ao lado da estação de trem da Lapa. Lá, existem experimentos para explicar várias áreas, como Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática e Humanidades.

Não deixe de visitar a exposição Epidemik, que fala sobre epidemias que contaminam a humanidade. Para explicar a transmissão das doenças, foi inventado um jogo que é um tabuleiro gigante, onde as pessoas viram personagens de um enorme vídeo game.

Há também a curiosa máquina de cheiros. Você escolhe o que quer cheirar em uma tela de computador, e o cheiro sai por um tubinho. Ela também explica como se faz para extrair determinados cheiros da natureza.


sol_500

Catavento Cultural

O parque fica no prédio do Palácio das Indústrias, no centro de São Paulo. É dividido em quatro grandes espaços: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, onde estão experimentos sobre Astronomia, História, Saúde etc.

Uma das partes mais legais é a sala da Óptica: uma sala escura que serve justamente para explicar o comportamento da luz. Lá, há várias lentes e espelhos (além do poço infinito!), que serviram para criar as lunetas e telescópios usados para observar o espaço, por exemplo.

Daí, na seção Universo, dá para ver tudo o que foi descoberto no espaço a partir dessas invenções.

nave_300

Parque da Ciência e Tecnologia

O CienTec fica na frente do Zoológico de São Paulo, no bairro da Água Funda. É um espaço cheio de árvores, no meio das quais estão espalhadas várias experiências.

Você pode começar pela Nave. Você já viu a série Jornada nas Estrelas ou Power Rangers? Parece aquela nave deles. A começar pela entrada, que precisa de uma senha supersecreta para abrir a porta.

Lá dentro, há várias mesas de controle. Uma cuida da direção da nave, outra cuida da velocidade, a outra cuida da manutenção, assim por diante. A tripulação precisa viajar pelo espaço para cumprir uma missão.

Depois de visitar a Nave, é possível ver a Luneta. Com ela, dá para observar estrelas, mas só na parte da noite. Durante o dia, é possível ver alguns edifícios distantes.

nave_500

Museu das invenções

Quando a gente fala em museu, já pensamos em um monte de coisas velhas. No Museu das Invenções é ao contrário. Lá só tem novidades. A ideia dele é mostrar o quanto a Ciência pode ser divertida.

Algumas coisas são bem sérias, outras bem simples. Mas muitas são bem engraçadas, como a sapateira giratória, o chuveiro que funciona com cartão (terminou o crédito, para de sair água) e o skate que vem com iluminação.

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.