Uma Rapunzel, duas histórias

Estadão

25 de janeiro de 2011 | 17h03

rap.jpg

O filme Enrolados, da Disney, tem como personagem principal a Rapunzel. Mas não foi a Disney quem a inventou. Rapunzel, a garota de longos cabelos, que vive aprisionada numa torre, é uma personagem que aparece nos contos dos Irmãos Grimm. Os dois irmãos, Jacob e Wilhelm Grimm, nasceram no final do século 18 e colocaram nos livros várias histórias orais, que passavam de geração em geração.

Embora o filme e o conto dos Grimm tratem da mesma Rapunzel, as personagens e as histórias são bem diferentes (e talvez você já tenha ouvido falar disso). Mas, se quiser comparar com seus próprios olhos, dois livros da editora Caramelo acabam de ser lançados: um segue o filme, e vem com uma caixinha com 20 músicas, e o outro é baseado no conto original dos irmãos.  

Quer saber quais as diferenças básicas?

1) No filme: Rapunzel é roubada pela bruxa. No conto original: seu pai faz um pacto com a bruxa para dar a filha e, assim, salvar a esposa da morte.
2) No filme: os pais de Rapunzel são reis. No conto: eles são camponeses.
3) No filme: o cabelo da garota tem poderes mágicos e faz a bruxa ficar mais jovem. No conto: não há poder nenhum.
4) No filme: quem escala a torre é o ladrão Flynn Rider. No conto: é um príncipe que sobe a torre, usando como corda o cabelo de Rapunzel.
5) No filme: o melhor amigo dela é o camaleão Pascal. No conto: os passarinhos lhe fazem companhia.
6) No filme: Flynn e Rapunzel escapam da torre para ela conhecer as luzes que são acesas uma vez por ano na cidade. No conto: a bruxa descobre a amizade antes da hora e fere o príncipe quando ele sobe a torre.

O restante você pode ler nos livros ou pedir para seus pais contarem a história original, já que Enrolados você pode ver no cinema ou em DVD, quando sair.

rap1.jpg

Rapunzel
Texto: baseado no conto original dos Irmãos Grimm.
Ilustração: Sarah Gibb
Tradução: Fabiana Medina
Editora Caramelo
R$ 39,90

 rap2.jpg

Enrolados – As Aventuras de Rapunzel
Vem com caixa com 20 músicas
Disney
Editora Caramelo
R$ 59,90

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.