Dia a Dia – Curtas

Guias Oesp

25 de novembro de 2010 | 14h02

Obras Públicas – Governo de SP desiste de fazer expresso aeroporto

AviãoO governo do Estado de São Paulo decidiu abandonar, pelo menos por enquanto, o projeto de uma ligação sobre trilhos entre o centro da capital e o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos – o Expresso Aeroporto. O governador Alberto Goldman (PSDB) reconheceu que não foi aberta licitação para a obra porque o projeto não atraiu o interesse do setor privado. O Expresso Aeroporto inicialmente operaria no modelo de parceria público-privada (PPP). O governo culpou o clima de incerteza a respeito do futuro de Cumbica. Goldman afirmou que não há uma definição clara do governo federal sobre a construção do terceiro terminal de passageiros e por isso os empresários questionam se haverá demanda suficiente para operar o serviço de trens. O governador disse que o terceiro terminal aumentaria de 18 milhões para pouco mais de 30 milhões a quantidade de passageiros por ano no aeroporto. Essa quantia seria suficiente para viabilizar a PPP. “Com 18 milhões não viabiliza economicamente. Mas se não sai o terminal 3 não se sabe quantas pessoas virão.”

Aluguel – Aluguel em São Paulo sobe 12,8% em 12 meses

PrédioOs novos contratos de locação residencial fechados em setembro na cidade de São Paulo registraram aumento médio de 1,7% em relação aos valores de agosto, segundo pesquisa do Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP. Considerado o período de 12 meses, encerrado em setembro, a alta acumulada dos valores na capital paulista atinge 12,8%, um percentual superior ao da variação média de preços medida pelos diferentes indicadores de inflação. Os imóveis com poucos quartos tiveram as maiores elevações de preço de locação, de 1,7% (dois quartos) a 2,4% (um dormitório). Os de três dormitórios tiveram alta de 0,7%.

Habitação – Mutuários fazem acordo para quitar e renegociar dívidas com o SFH

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região realizou um mutirão de conciliação em 150 processos referentes ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH). As audiências ocorreram durante a penúltima semana de outubro. Nas seis mesas de negociação, os mutuários do SFH fizeram acordos para quitar e renegociar a dívida da casa própria.

Cimento – Vendas cresceram 15,1% no ano

CimentoAs vendas internas de cimento aumentaram 14,5% em setembro ante o mesmo mês do ano passado, para 5,303 milhões de toneladas, conforme dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic). No acumulado de janeiro a setembro, a expansão foi de 15,1%, para 43,711 milhões de toneladas.

Veja mais em:

Revista Construção – Edição 114 – Guias OESP

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.