Materiais de Construção – Índices

Guias Oesp

20 de janeiro de 2011 | 16h27

Vendas de materiais de construção crescem 12% em 2010, mostra Abramat

Material de COnstruçãoO faturamento total das vendas de materiais de construção no mercado interno apresentou crescimento de 12,14% no ano passado em relação a 2009, mostra levantamento da Associação Brasileira de Materiais de Construção (Abramat). O desempenho veio em linha com a previsão da entidade e reflete o aquecimento do setor da construção, aliado a incentivos como a desoneração tributária dos materiais, as obras dos Programas Minha Casa, Minha Vida 2 e PAC2, os estímulos à expansão do crédito imobiliário e ao aumento da renda média das famílias.

Para este ano, as expectativas da Abramat apontam para a continuidade do crescimento, porém num ritmo menos acelerado. O presidente da entidade, Melvyn Fox, espera avanço nas vendas de 9% em relação a 2010.

Vale lembrar que o setor conquistou em dezembro a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para materiais de construção por mais um ano, até o fim de 2011.

Seguindo tendência observada durante o segundo semestre, as vendas dos materiais de acabamento superaram as dos materiais básicos em 2010. Na comparação com 2009, houve alta de 15,15% e 10,62%, respectivamente.

Esse comportamento pode ser explicada porque, em 2008, muitas obras foram iniciadas, o que elevou o consumo dos materiais de base. “Agora, muitos desses empreendimentos estão em fase final, o que aumenta a demanda por materiais de acabamento”, explica Fox, lembrando que uma obra habitacional dura em média de um ano a dois anos e meio.

Dezembro

As vendas no mês de dezembro apresentaram crescimento de 6,96% em relação ao mesmo período de 2009 – o décimo quarto mês consecutivo de alta na comparação anual. Em relação a novembro, houve queda de 8,88%.

O nível de emprego na indústria de materiais de construção apresentou crescimento de 7,16% na comparação anual, e ficou estável em relação a novembro.

Fonte: Valor Econômico – Ana Luisa Westphalen

Veja essa e outras matérias em nosso Blog – Blog Guias OESP

Empresas de Construções Industriais – Guias OESP

Tudo o que sabemos sobre:

AbramatConstrução

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.