Norma de Desempenho já está valendo

Com implicações técnicas e comerciais, a NBR 15.575 impacta de fabricantes a construtoras e prestadores de serviços. Normativa será obrigatória para projetos protocolados em novembro desse ano

Guias Oesp

14 de maio de 2010 | 10h06

Entra hoje em vigor pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a NBR 15.575 – Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – Desempenho.

Com ela, os consumidores de imóveis terão uma ferramenta legal para exigir, das construtoras, que os sistemas que compõem os edifícios, desde instalações hidrossanitárias e pisos a estruturas, fachadas e coberturas, atendam obrigatoriamente a requisitos mínimos de desempenho ao longo de uma determinada vida útil.

A normativa tem implicações tanto técnicas quanto comerciais, impacta de fabricantes a construtoras e prestadores de serviços, e será utilizada como diferencial de mercado por empresas como Gafisa, Cyrela Goldsztein, Odebrecht Residencial, Goldfarb, Tecnisa, Tecnum, Schain Desenvolvimento Imobiliário, Plano & Plano, Tarjab e BKO Engenharia.

Ainda há tempo para quem não se preparou. Embora passe a valer a partir de hoje, a NBR 15.575 se tornará obrigatória para projetos protocolados nas prefeituras a partir de 12 de novembro desse ano.

Fonte: OESP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.