Semana Nacional do Meio Ambiente – Parte 1

Guias Oesp

07 Junho 2011 | 15h51

Aproveitamento da Água da Chuva

Chove muito no planeta terra. O que fazer com toda essa água? Simplesmente deixar ir embora um recurso tão valioso? Temos que aproveitá-la!!

Um dos recursos mais importantes da natureza, a Água é fundamental para a vida humana e nós necessitamos dela diariamente, direta ou indiretamente. Além de ser essencial para o surgimento e continuação da vida é indispensável para o desenvolvimento de diversas atividades criadas pelos seres humanos.

Alguns aspectos que demonstram o quão valiosa e escassa é nossa Água:

  • A partir de 1950 o consumo de água triplicou em todo o mundo, sendo que o consumo médio por habitante ampliou-se em cerca de 50%.
  • A cada 1.000 litros de água utilizada pelo homem, resulta-se em 10.000 litros de água poluída (ONU).
  • O ser humano pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem água.

Portanto preservá-la passa a ser quase uma obrigação da população do planeta.

Técnicas de economia e preservação de Água são sempre bem vindas e bem vistas. Como é o caso de métodos de aproveitamento da água da chuva para fins não potáveis.

Entre todos os benefícios que tal técnica apresenta estão a redução do consumo de água da rede pública e o custo de fornecimento, evita a utilização de água limpa e potável para fins desnecessários e redução de investimento para adoção do método de captação de água pluvial.

Ainda falando em benefícios, talvez o mais importante de todos: é ecologicamente correto não desperdiçar um recurso tão escasso e disponível em abundância como é a água da chuva, além de ajudar a conter enchentes, pois represa parte da água que deveria ser drenada para rios e galerias.

O uso da água da chuva pode ter várias utilidades em diversas áreas, urbanas, industriais e rurais. Em áreas urbanas: descarga de vasos sanitários, irrigação de jardins residenciais, lavagens de pisos, lavagens de carros, limpezas de piscinas, etc. Áreas industriais: resfriamento de equipamentos como caldeiras, extrusoras e lavagem de máquinas, peças e pátios industriais. Área rural: irrigação de plantações, bebedouros, limpeza e lavagem de criatórios, etc.

Fonte: Própria e IDHA – Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica

Consulte empresas de Reciclagem de Água nos Guias OESP