Setor promete não enviar mais cartão sem solicitação

Segundo a Abecs, documento entregue ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, firma o compromisso do setor em seguir três diretrizes referentes às reclamações de consumidores em relação ao serviço de cartão de crédito

Redação

09 de novembro de 2010 | 21h39

Os grandes bancos do País, por meio da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), se comprometeram hoje a não mais enviar cartões de crédito sem solicitação aos seus clientes. Um documento público referente ao tema foi entregue ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.

Segundo a Abecs, as instituições financeiras firmam no documento o compromisso de seguir três diretrizes referentes às reclamações de consumidores em relação ao serviço de cartão de crédito. Além de se comprometer a não enviar os plásticos não solicitados, os bancos também deverão entregar cópia de contrato e informar os correntistas sobre o pagamento mínimo da fatura do cartão.

No documento, a Abecs regula o procedimento de entrega ao consumidor de cópia do contrato de adesão aos serviços de cartão de crédito e do sumário executivo que contenha as principais cláusulas, direitos e obrigações do consumidor previstos no respectivo contrato.

Além disso, os bancos deverão prestar informações adequadas aos consumidores quanto ao pagamento do valor integral da fatura do cartão de crédito e as consequências da opção pelo pagamento do valor mínimo ou parcial, com o financiamento do saldo remanescente.