Jornal da Tarde: Objeto estranho no céu

Jornal da Tarde: Objeto estranho no céu

Edmundo Leite

23 de julho de 2021 | 08h57

O relato de um avistamento de Ovni por um comandante de um Boeing 727 sob o título “Objeto estranho no céu” foi o destaque do Jornal da Tarde de 9 de fevereiro de 1982. Naquele dia, a capa do jornal levou seus leitores para dentro da cabine do avião. A diagramação da primeira página foi feita com uma grande área em branco que colocava o desenho do objeto voador não identificado feito pelo piloto Gerson Maciel de Brito ao alto e em perspectiva com a foto dele apontando a direção em que o objeto se movia.

“Este é o desenho feito pelo comandante Gerson Maciel de Brito, da VASP (que na foto abaixo aponta para o céu), para descrever o objeto que acompanhou seu avião por cerca de duas horas, na madrugada de ontem. Uma visão confirmada por muitos passageiros, testemunhada pelo piloto de um outro avião, registrada no radar de Brasília e que está provocando uma grande discussão no país”, dizia a legenda flutuante sobre a pequena ilustração.

Segundo o relato do comandante, o objeto voador não identificado acompanhou o Boeing 727 da Vasp que fazia o voo 169, entre Fortaleza e São Paulo, quando o avião sobrevoava Petrolina, na Bahia. Depois de observar atentamente o objeto – cuja luz teria variações de cor, entre vermelho, alaranjado, azul e branco – o comandante resolveu comunicar o seu avistamento aos sistemas de controle oficiais e acordar os passageiros para que testemunhassem o que via.

O piloto de outro avião – da Aerolineas Argentinas – entrou na freqüência de rádio da conversa entre o comandante brasileiro e o controle de Brasília e afirmou que estava observando o mesmo fenômeno. Saiba mais detalhes do avistamento.

Veja também: Acervo Estadão | acesse todas edições desde 1875

Tudo o que sabemos sobre:

OvniaviaçãoVasp

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.