Jornal da Tarde: Seleção de 82 ofusca fim da Guerra das Malvinas

Jornal da Tarde: Seleção de 82 ofusca fim da Guerra das Malvinas

Edmundo Leite

17 de junho de 2022 | 19h42

Por três meses no primeiro semestre de 1982, o noticiário sobre a Guerra das Malvinas, entre Argentina e Inglaterra, dominou as manchetes do Jornal da Tarde. Em 15 de junho de 1982, porém, mesmo com o fim da guerra anunciado com um título no alto da página, outro assunto dominou a capa daquele dia: a vitória de virada da seleção brasileira de futebol sobre a Rússia na estreia da Copa do Mundo na Espanha.

Grandes fotos dos petardos que resultaram nos gols do Brasil foram acompanhadas de títulos em formato de manchete. “Sócrates chuta: começa nossa alegria. Éder chuta: o goleiro nem se mexeu.”

Um pequeno texto na lateral inferior da página detalhava como foi a virada.

“Os russos venciam por 1 a 0, gol marcado em uma falha incrível de Valdir Perez. Aos 29 minutos do segundo tempo Sócrates recebeu na meia esquerda, driblou dois adversários e chutou no canto direito de Dasaev. Aos 43 Éder recebeu na meia direita e deu um chute fulminante no canto esquerdo do goleiro russo, que só viu a bola quando ela voltava da rede. A vitória do Brasil e sua festa, na Edição da Copa.

Estadão | acesse todas edições desde 1875

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.