Concurso cultural leva a Paris

Estadão

06 de julho de 2011 | 21h13

Até o dia 31 de julho, a Aliança Francesa de São Paulo promove o Concurso Cultural “O que há de francês em São Paulo”, contemplando duas categorias: fotografia e produção literária. O concurso é aberto ao publico em geral, alunos da escola ou não, amadores ou profissionais dessas áreas maiores de 18 anos. O vencedor de cada categoria será premiado com um curso na Aliança Francesa de São Paulo, uma viagem à Paris, além de ter a oportunidade de ver os trabalhos expostos numa mostra aberta ao publico que irá reunir as melhores fotos e textos enviados, ao final do concurso.

O Concurso Cultural pretende retratar por meio das duas categorias, o que a cidade de São Paulo tem da influencia francesa ou de outros países francófonos, seja em relação à cultura ou ao idioma. Para auxiliar na pesquisa sobre o idioma francês, a Aliança Francesa de São Paulo coloca à disposição, uma série de fontes de inspiração que podem ser encontradas no site www.aliancafrancesa.com.br/concurso2011 além da biblioteca Claudie Monteil, instalada na Unidade Centro da escola, na Vila Buarque.

O júri será composto por profissionais reconhecidos em cada área. O fotografo João Kulcsár, responsável pelo júri na categoria fotografia, é professor do Senac, pós-graduado em Havard e responsável pela curadoria de grandes exposições fotográficas na cidade de São Paulo em importantes museus como o MIS, Museu de Imagem e Som, Galeria Olido, além de exposições em comemoração aos 450 anos da cidade de São Paulo. Ainda no júri de fotografia, Luis Garrido, formado pela Faculdade de Vincennes e na Escola Nacional de Photografia Francesa. De volta ao Brasil, em 1971, dedicou-se a fotografia de moda e publicidade. Ha varios anos Garrido vem fotografando personalidades brasileiras das mais diversas areas da sociedade. O arquivo tem hoje mais de 750 retratos. Já na categoria de produção literária terá a professora doutora Lígia Ferreira como jurada, que integra o quadro de docentes na área de línguas e literatura francesa da UNIFESP, Universidade Federal do Estado de São Paulo.

O concurso terá todas as etapas realizadas pela internet, além de informações, inscrições e premiações. Haverá ainda um espaço dedicado aos participantes que será atualizado, para que todos acompanhem o andamento do concurso e busquem informações e inspirações na cidade de São Paulo com dicas de lugares e curiosidades.
Para mais informações sobre o concurso “O que há de francês em São Paulo” acesse o site www.aliancafrancesa.com.br/concurso2011 e participe.

Concurso Cultural: “O que há de francês em São Paulo”
Até 31 de julho de 2011
Aliança Francesa São Paulo
www.aliancafrancesa.com.br/concurso2011

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.