Oscar 2010: Kathryn Bigelow leva o oscar de melhor direção

Estadão

08 de março de 2010 | 01h58

Lenda de Hollywood, Barbra Streisand entregou o prêmio de melhor direção a Kathryn Bigelow. É a primeira mulher a ganhar um prêmio de melhor diretora na história da premiação. Só três mulheres já disputaram o Oscar de direção: Lina Wertmüller (Pasqualino Sete Belezas, de 1976), Jane Campion (O Piano, 1993) e Sofia Coppola (Encontros e Desencontros, 2003).

“É o momento de minha vida e se não fosse por Mark Boal, que arriscou sua vida escrevendo esse roteiro, isso não estaria acontecendo. Acho que o segredo de dirigir é o da colaboração e dedico esse prêmio às mulheres e homens que são militares e arriscam suas vidas diariamente. Espero que eles possam voltar para casa sãos e salvos”, disse a diretora. 

Trata-se de um caso raro no cinema americano: uma diretora especializada em filmes de gênero, como ação e horror. Seu primeiro trabalho de destaque foi com o filme de vampiros “Quando Chega a Escuridão”, de 1987. Seu título mais conhecido, no entanto, é “Caçadores de Emoção”, de 1991, com Keanu Reeves e Patrick Swayze. Aos 58 anos, disputa o Oscar de direção pela primeira vez, ironicamente contra o ex-marido, James Cameron (“Avatar”).

(Por Teresa Ribeiro)

Kathryn recebe troféu de Barbra Streisand. Foto: Gary Hershorn/Reuters

Kathryn recebe troféu de Barbra Streisand. Foto: Gary Hershorn/Reuters

Tudo o que sabemos sobre:

Oscar 2010

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.