:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/63ZBNXFUDZM5ZAWCT3Q5ZYTVNQ.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/reu70cb6pQYCDvatXHaelRGu37I=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/63ZBNXFUDZM5ZAWCT3Q5ZYTVNQ.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/h8ZEjV50Rj9o2PzhEkSfg13oV_4=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/63ZBNXFUDZM5ZAWCT3Q5ZYTVNQ.jpg 1322w)
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/3JCEQBNSOJOHJKN43GTQEJXRFU.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/ljLKiF8gQdaFyEtqw-_PHsCDBCk=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/3JCEQBNSOJOHJKN43GTQEJXRFU.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/zmJxbTeifSx0pefyLEsd9IVMUo8=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/3JCEQBNSOJOHJKN43GTQEJXRFU.jpg 1322w)
Michele Rizzo costumava fotografar pessoas importantes, famílias tradicionais e formaturas da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Manteve por décadas seu estúdio na Rua Direita, centro paulistano. Pelas inscrições presentes nas molduras e nos versos das fotos, é possível observar dois endereços diferentes na mesma via: no número 10C e no 55.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/KZBWNSUIXJMRDPBCTZ4QWNRXTE.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/Ow60dlR-nj_q7cqmtr04YGkGWgM=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/KZBWNSUIXJMRDPBCTZ4QWNRXTE.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/UEjcUvoKweXsnrPQkY579rqr2ao=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/KZBWNSUIXJMRDPBCTZ4QWNRXTE.jpg 1322w)
A filha pegou o gosto do pai e, diz André Lima, sua estreia na fotografia surpreendeu: "Gioconda enquadrou apenas os ombros e o rosto, quando ainda era comum entre os fotógrafos retratar as pessoas de corpo inteiro, em pé ou sentadas. A atitude ousada de Gioconda rompeu com os padrões da época e chamou a atenção das damas da alta sociedade paulistana. Em pouco tempo, ela ganhou fama e clientela própria".
Por ordem do pai, Gioconda só atendia senhoras e crianças - com preferência para as primeiras, pois as segundas davam muito trabalho - e entre 1914 e 1916 teve até estúdio próprio. Batizado de Photo Femina, também funcionava na Rua Direita. O local só fechou porque um dia seu irmão mais velho percebeu entre as clientes cortesãs francesas e polonesas. Sem escolha, Gioconda teve de voltar a trabalhar com o pai.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/WW6HRZAMEFP7FBYRZKIHZO3ON4.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/wCbjw8v9vftA4_Ga04TUzM1MMfU=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/WW6HRZAMEFP7FBYRZKIHZO3ON4.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/t0vculJNXSy1_0OkzJhbgAz983Y=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/WW6HRZAMEFP7FBYRZKIHZO3ON4.jpg 1322w)
PS: Veja mais informações sobre fotógrafos italianos que trabalhavam em São Paulo no começo do século passado no post Italianos.