O projeto que veta nos horários de pico a circulação de caminhões nos 24,5 km² do centro expandido deve ser votado em primeira discussão nesta terça-feira, 25, na Câmara Municipal. De autoria do vereador Jooji Hato (PMDB), o texto prevê proibição da circulação dos caminhões entre 7 e 10 horas e 17 e 20 horas e conta com apoio dos líderes de bancada para ir a plenário. VEJA TAMBÉM Acompanhe agora a situação do trânsito por rua Das medidas anticongestionamento, apenas uma entra em vigor As rotas alterantivas para fugir do congestionamento As obras e propostas de estacionamento da Prefeitura e opine Para especialistas, caminhões 'dão nó' nas ruas Pela capital paulista circulam diariamente 250 mil caminhões, dos quais 46 mil passam pelo centro expandido. O texto de Hato exclui os guinchos da restrição. As obras que deveriam começar na segunda-feira, 24, para melhorar o trânsito na cidade, especialmente em quatro pontos da cidade - na Avenida Teotônio Villela, nos Terminais Varginha e Bandeira e no encontro das Avenidas Ipiranga e Consolação -, não foram percebidas nas ruas. Ocorreu apenas a instalação definitiva do corredor de ônibus da Rua Clélia, na Lapa, zona oeste, que já estava em teste desde o fim de 2007. "Evidentemente no primeiro dia não começa a obra. Há pequenos projetos e constituição de equipes. Você tem uma demanda inicial para que se possa preparar o início, mas foi dada a definição na semana passada", justificou o prefeito Gilberto Kassab. Na quarta-feira, a Prefeitura divulgou um pacote de medidas para o setor, que incluía a restrição de estacionamento em 17 ruas da cidade - que só deve começar a funcionar em 15 dias -, a divulgação de 175 rotas alternativas e 19 obras em corredores de ônibus. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes , a obra se inicia no momento em que se dá a ordem de serviço - no caso, na semana passada. A empresa contratada, de acordo com a Prefeitura, deve fazer o planejamento necessário antes de partir para o canteiro de obras. Por isso, ainda não haveria movimentação nas ruas. A secretaria informou ainda que o tempo de viagem na Rua Clélia caiu de 40 a 45 minutos para 6 a 8 minutos com a instalação de um corredor de ônibus. Das 6 às 11 e das 16 às 20 horas, uma das faixas do lado esquerdo da Clélia, entre a Praça Cornélia e a Avenida Pompéia, ficou exclusiva para ônibus.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Notícias em alta | Brasil
Veja mais em brasil