Sexta-feira, 3 de fevereiro de 1911

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

ALLEMANHA

PUBLICIDADE

Os títulos estrangeiros nas bolsas allemans- Interpelação do conservadores

BERLIM, 2 (D.)- O partido conservador apresentou hoje ao reichstag uma interpellação ao ministro das fianaças contra a inundação de títulos demprestimos estrangeiros nas bolsas allemans.

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/0fOIRnKrskQ" width="425" height="350" wmode="transparent" /]Os signatários da interpellação declararam não querer com ellas prejudicar os empréstimos levantados por paizes de finanças solidas, mas unicamente certas empresas particulares de discutível segurança para os capitães allemães.

O CAFÉ NA RUSSIA

Publicidade

O consumo de café no grande império- A concorrência do Chá- A probabilidade do augmento do consumo de café- A necessidade da propaganda

Escreve-nos o sr. G. J. Bisnek, redator do conhecido jornal russo "Nownie Wermia", actualmente nesta capital:

"há algumas semanas o sr. dr. Padua de Rezende, chefe da commissão de propaganda do café, intregou ao sr. secretario da agricultura um relatório sobre a Russia comopaiz consumidor de café. Os funccionarios da dita commisão fizeram pesquizas na Russia, chegando ao resultado de que este paiz no anno de 1909 gastou sómente 204.000 saccas de café, que o café é sobre carregado de impostos pesados, que não há negócios para o varejo do café e que este é vendido unicamente nas confeitarias. Accrescenta-se que o commercio ddo café é o monopólio de três firmas commerciaes, que dizem possuir machinas, que transformam o café muido em moka, qualidade muito procurada principalmente ao norte da Russia.

E' facto que na Russia gosta-se menos café do que nos outros paizes europeus. E' uma conseqüência do enorme consumo de chá, occupando a Russia o segundo lugar no consumo deste artigo logo depois da china. O commercio de chá soube conquistar a sua completa independência do mercado londrino com o celebre "rei do chá", sir Lipton á frente , de que se deduz facilmente, que mesmo o commerciante russo, tão acanhado em geral, que não gosta de ir além  das fronteiras de sua pátria- pode-se tornar um negociante de importância internacional. O chá russo é considerado o melhor do mundo e já começa a ganhar terreno nos mercados da França e da Allemanha a concorrência que faz ao chá inglez.

(...) O Brasil que, produzindo aproximadamente três quartos de todo o café que se gasta no mundo, e especialmente o Estado de S.Paulo, até agora nenhum passo deram para a propaganda de seu producto principal na Russia. Desta maneira não é para admirar que a Russia como o paiz consumidor de café marche na retaguarda das nações.

Publicidade

A falta completa de relações commerciaes difficulta muito a exportação directa de café para a Rússia. Não há linha directa de navegação a vapor entre o enorme império do czar, com os seus 160 milhões de habitantes, e com o continente sul-americano.(...)

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.