Chuva em SC afeta cadeia superlotada e 301 presos são liberados

Segundo a secretaria de Justiça e Reintegração Social, medida foi tomada no Complexo Penitenciário da Canhanduba, em Itajaí, e vale por sete dias. Temporal desta quinta, 16, comprometeu estrutura do prédio

PUBLICIDADE

Por Gabrielle Tavares
Atualização:

A Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina (Sejuri) permitiu a saída temporária de 301 presidiários do regime semiaberto do Complexo Penitenciário da Canhanduba, em Itajaí, na noite de quarta-feira, 16, após a chuva que atingiu a região comprometer a estrutura do prédio. Segundo a secretaria, a medida foi tomada para garantir a segurança física dos internos. Eles ficarão liberados por um período de sete dias.

ITAJAI 17-01-2025 METROPOLE Complexo Penitenciario da Canhanduba, em Itajai FOTO sap.sc.gov.br Foto: sap.sc.gov.br

PUBLICIDADE

“A medida, válida por um período de sete dias, visa garantir a segurança e a integridade física dos internos, considerando os impactos das condições climáticas na estrutura da unidade prisional”, informou a Sejuri.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Tribunal de Justiça, o complexo opera 35% acima de sua capacidade. Atualmente, ele abriga 2.535 detentos - embora comporte 1.864. A Sejuri informou ainda que os internos que permaneceram no complexo estão seguros e não correm riscos.

Publicidade

Alagamentos, quartel desabado e filhote de jacaré em piscina

A intensa chuva que atingiu Santa Catarina nesta quinta-feira, 16, causou alagamentos, arrastou carros, provocou estragos e deixou desabrigados em diversos municípios, especialmente na região metropolitana de Florianópolis e no litoral norte.

Um filhote de jacaré foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) dentro de uma piscina residencial no bairro Sambaqui, região Norte de Florianópolis, na manhã desta sexta-feira, 17. O imóvel inundou durante o temporal de quinta. Segundo a moradora Júlia Pires, de 22 anos, a família fez buracos nos muros para dar vazão à água. “Acreditamos que o jacaré veio por um dos buracos”, relatou. O animal foi solto em segurança no Rio Ratones, informou a PMA.

Em Camboriú, cerca de 7 mil casas foram afetadas de alguma forma pela chuva. Segundo o governo, pelo menos cinco municípios haviam decretado situação de emergência, entre eles Governador Celso Ramos, Camboriú, Itapema e Balneário Camboriú, dos principais destinos turísticos do Estado.

Ruas alagadas de Joinville. Fortes chuvas dia 7/12/2024. Foto: Defesa Civil SC Foto: Defesa Civil SC

Segundo as estações meteorológicas do governo catarinense, nesta quinta-feira havia chovido, até as 19h, 305 mm em Tijucas, 270 mm em Florianópolis, 138 mm em São José, 131 mm em Balneário Camboriú e 103 mm em São João Batista.

Publicidade

Em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, parte do quartel do Corpo de Bombeiros desabou por volta das 13 horas. Os materiais que estavam guardados no prédio foram retirados sob chuva.

Segundo a corporação, “a situação não impactou o atendimento às ocorrências da região, que estão sendo prontamente atendidas pelas guarnições de Governador Celso Ramos, Biguaçu e São José”.

Em Camboriú, uma grávida que estava em uma casa ilhada pela chuva deu à luz um bebê. Ela recebeu ajuda de um funcionário da Defesa Civil. Segundo a prefeitura de Camboriú, o bebê e a mãe passam bem. O município decretou situação de emergência.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), aparece com a água na altura do peito, em uma rua do bairro Vargas. Ele pede a quem tiver barcos que empreste para o resgate de pessoas ilhadas. “Quem tiver barco, a gente solicita ajuda aqui”, afirma, ao lado de uma embarcação.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.