Uma das melhores descrições de Brasília - o delírio de Juscelino, Niemeyer e Lúcio Costa concretizado em 1960 no Planalto Central - é outro delírio. Delirado por Renato Russo no fim dos anos 70, chegou ao conhecimento do público em 1987 em forma de canção. Em vez de exaltação, a música do Legião Urbana trazia um relato cru da saga de um personagem imigrante pelos lugares menos nobres da capital federal: as cidades satélites.
Com seus mais de nove minutos de duração, Faroeste Caboclo foi uns dos maiores sucessos daquele ano. Gente que nunca botou o pé em Brasília e que tinha como única referência da cidade os palácios e ministérios que aparecem na TV de repente tinha na ponta da língua os lugares mais improváveis da cidade.
No mapa abaixo é possível conhecer os lugares citados na música que agora virou filme:
Clique aqui para ver a localização e a descrição dos lugares
Faroeste Caboclo (clique para ouvir), do disco Que País é Este (1987)
Legião por Daniel Schutze (clique para ver onde a foto foi feita)
O Legião Urbana - banda que virou símbolo do rock de Brasília - cantou a cidade em outras canções, como em “Eduardo e Mônica” (“...voltaram pra Brasília...”) e “Tédio” (...moramos na cidade, também o presidente...”). Em nenhuma, porém, com tantos detalhes como em “Faroeste Caboclo”.
Para ouvir essas e outras músicas, acesse o site da banda, que é bastante interativo, com muitos itens postados pelos fãs, como esse ingresso do problemático show no estádio Mané Garrincha de Brasília em junho de 1988.