Em cena

PUBLICIDADE

Por Chris Mello e chris.mello@grupoestado.com.br

HEY

Hoje, Marina Lima, Pedro Igor Alcântara e Lovefoxx são convidados da Supernova na Disco. Amanhã no Teatro Augusta, Otávio Müller dirige Maria Paula na comédia Decameron. E dia 31, Fabio Gurjão abravana uma coleção de jaquetas na loja pop up da Casa de Criadores.

MAIS

A turma do Pense Moda faz na Faap sua 3.ª edição entre 3 e 5. Cecilia Dean, uma das criadoras da Visionaire, faz palestra; há mesas de discussão sobre o futuro da mídia e moda como negócios, palestra do filósofo Lars Svendsen, autor de Fashion: A Philosophy, e sabatina com Glória Kalil.

Publicidade

O "vrai" entrecôte de Paris

PUBLICIDADE

A história de restô com único prato e um molho secreto chegou ao País há pouco, mas é algo beeeem francês. E o le vrai "bifón" é do L"êntrecote de Paris, que há mais de 50 anos é servido em St Germain com batatinhas e... o molho secreto de mostarda. Obcecada por descobrir o segredo, a família Saibel investigou a receita do molho, que leva 21 ingredientes e 36 horas de cozimento. Não à toa conseguiram. Os Seibel e Rodrigo Cid ficaram sócios da casa-mãe na França e abrem o L"Entrecôte de Paris dia 10 no Itaim. As garçonetes... bien... são única alteração em relação ao original de Paris. As senhoras mal-humoradas e impacientes foram substituídas por uma equipe de jovens simpáticas. Mas os clientes vão perdoar esse toque brasileiro, não?

Dan e Dean Caten, estilistas da marca DSquared², falam ao Estado sobre a concepção da M.A.C DSquared, linha feita para a marca canadense.

A inspiração do make foi o glamour despretensioso de stars da nova Hollywood, como LiLo e as irmãs Olsen. Como ficou?

Publicidade

DA: Nossa garota é interrompida, cool. Para elas, menos é mais, porém mais nunca é suficiente. Misturam tudo e como vivem publicamente não conseguem manter a imagem desenhada de antes. Esta é uma grande mudança, pois Hollywood costumava ser impecável, sem um fio fora do lugar.

DE: Esse é um "make sem esforço". O importante é preto no olho, em vários tons.

É um make "rock-on", com lápis de olho, pó facial e só?

DA: Use lápis Kohl Power na cor Feline e o Greasepaint Stick com máscara Zoom Fast, iluminados com o Greasepaint Peacock e violeta. Depois de todo o preto no olhar, adicione o gloss para clarear pontos escondidos. Assim os olhar fica dramático.

Publicidade

Sam Spiegel, aka DJ Squeak E. Clean, trouxe na bagagem para o Brasil o irmão, Spike Jonze, fugitivo da imprensa americana, frenética por causa da repercussão positiva de seu filme Where The Wild Things Are. É a adaptação do livro de Maurice Sendak. Jonze está em Maresias surfando com o irmão e fazendo música com uma turma de amigos - entre eles, Zegon, partner de Sam, no projeto N.A.S.A. A trip terá um break no Halloween, noite de aniversário de Sam. Virão a São Paulo para dançar no... Glória.

5,4,3,2,1... Satyrianas!

As Satyrianas, marco no calendário artístico da cidade, em sua 10 edição, começa amanhã e terá 30 horas a mais. Ou seja, serão 78 horas non-stop de teatro, cinema, manifestações artísticas na região da Roosevelt. A novidade do ano é o Visumix, uma plataforma para performances, vídeos e instalações, bolada pelo diretor de arte Fábio Delduque e encaixada no estacionamento abandonado sob a praça. "A ideia de ocupação underground, com espírito artístico de Berlim, foi fator que atraiu grandes artistas", explica Delduque. Dora Longo Bahia, Rodrigo Bueno, Maurício Ianês e Ivald Granato e Aguilar, da velha guarda, estarão no script. Fábio terá que se desdobrar em não sei quantos Fábios já que, aproveitando o fervor do festival, inaugura o restô Rose Velt, no qual é sócio do chef Carlão de Oliveira e de Cabral. Será o hot spot da Roosevelt. Carlão faz cozinha romagnola e fabrica as famosas pinga Busca Vida. Tudo a ver com a praça, não?

Caveiras têm conotações em diversas culturas: proteção, sabedoria, iluminação no caminho para os céus e... sorte. Para Isabella Giobbi é sorte na abertura, hoje, da pop up store do Iguatemi. Isa fez com a designer Silvia Furmanovitch a coleção limitada Is/Skull, total "must have", com crânios de coral em peças.

Publicidade

MEU AMIGO CLAUDIA - O diretor Dácio Pinheiro fez para o Mix Brasil um filme contando a história de Marco Antônio Abrao, a Claudia Wonder, travesti ícone dos anos 70, atriz, cantora, militante pelos direitos dos gays. Nos 80"s, auge da aids, Claudia se apresentava no Madame Satã e Rose Bombom numa banheira cheia de groselha, para "falar" da doença. Cantava também, com sua voz rouca, para tirar a fama de que travesti só fecha e dubla. Trabalhou com Zé Celso no Oficina e encampou as brigas do diretor com Silvio Santos, desafetos até hoje. De seu escritório em São Paulo, Claudia falou ao "Estado".

O filme é biográfico, claro...

É minha história artística que se confunde com a da militância gay no Brasil e a transição do militarismo pra democracia.

Carreira artística e militância vieram juntos?

Publicidade

Comecei fazendo show porque queria ser artista. Não decidi ser militante, encarei a polícia, não sabia o que fazia, mas sabia que estava brigando pelo meu direito. Não existia um movimento. Sempre fui rebelde, nunca concordei com injustiça. Fiz intervenções políticas junto à Secretaria de Segurança, quando o posto era de Michel Temer. Naquele tempo, a polícia baixava na porta da Homosapiens, na Marquês de Itu. E num impulso gritei: "Meu! prender bicha é fácil, subir o morro e trocar tiro com malandro ninguém vai?" Aí escureceu. Me prenderam, jogaram num carrão. Era 84.

A vida dos travestis melhorou?

Melhorou para os gays que se vestem de homem, mas travesti continua underground. A não ser para os que fazem dublagem para o Silvio Santos. O travesti só aparece na mídia como palhaço ou prostituta. É raro travesti-cidadão. Só as "absolvidas"... Rogéria, Roberta Close e eu. Cidadania é ter plenos direitos. Travesti, se procura emprego tem 90% de chance de levar a porta na cara simplesmente pelo fato de ser travesti! Como se isso desmerecesse a pessoa, embora conheça uma engenheira travesti de muito sucesso. Pra mulher já é difícil, imagina para um travesti!

E seu trabalho na Prefeitura?

Publicidade

Trabalhei para um projeto da Prefeitura com a UE, o Centro de Referência da Diversidade. Agora estou na Casarão Brasil, organização GLS de Douglas Drummond, empresário mineiro, gay assumido. É uma incubadora de outras ONGs GLBT que dá assessoria para as que estão começando. Agora temos uma exposição: Cuecas Artísticas, de prevenção ao câncer da próstata. Vamos inaugurar um consultório médico para teste rápido de HIV. Também teremos atendimento psicológico.

A LV homenageia os 150 anos da Cruz Vermelha com um jantar de gala e um leilão beneficente em Londres, dia 17. Marc Jacobs mandou para leilão a casa de viagem dos bull terrier Daisy e Alfred.

Nova galeria em Brasília. Kasuo Okubo ergue A Casa da Luz Vermelha, só de fotos.

Sal para curar asma. Mas... sal aos montes. Pessoas com doenças respiratórias têm dito maravilhas da Salt Cave, no sudeste de Londres - a primeira do gênero na UK. É como um iglu com paredes forradas de sal e ventania artificial, onde o benefício é respirar sódio para dissolver muco. Os gregos faziam. Hipócrates era asmático.

Publicidade

Os que estão na guerra contra o açúcar, ganham a doceira Celina Dias como aliada. Justo ela é que dona do Melhor Bolo de Chocolate do Mundo. Testou vários chocolates e chegou bolo Zero Açúcar, com 20% menos calorias, 53% de cacau e... o mesmo gosto dos açucarados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.