PUBLICIDADE

Ferrari apresenta F10, mas com mistérios

Escuderia esconde parte de trás do monoposto, que deve ter mudanças aerodinâmicas

PUBLICIDADE

NOVINHO -

Alonso e Massa com o novo carro: testes começam segunda

PUBLICIDADE

Ao não expor a traseira do modelo F10 para fotos, ontem, no lançamento em Maranello, os projetistas da Ferrari mostraram que o carro de Felipe Massa e Fernando Alonso recebeu atenção especial no que mais lhe faltou em 2009: eficiência aerodinâmica do duplo difusor. E, a julgar também pela concepção da nova Williams FW32, que ontem realizou breve treino em Silverstone, a solução de frente, longa, alta e fina, lançada pela Red Bull em 2009, deverá ser copiada pela maioria este ano. Hoje, é a vez de a McLaren apresentar o MP4/25.

Brawn, Toyota e Williams começaram 2009 com a novidade do duplo difusor. Os demais tiveram de adaptar o projeto para o seu uso, o que é bem diferente de concebê-lo. Na Brawn, o recurso foi decisivo para impor enorme vantagem inicial.

A Ferrari mostrou, ontem, que levou o conceito do duplo difusor a extremos, ainda que a partir de 2011 já esteja proibido. Iniciou os estudos do F60 em junho, tão logo compreendeu que o carro de 2009 não iria produzir muito. Claro que na segunda-feira, quando as principais equipes vão treinar em Valência, na Espanha, será possível conhecer melhor o que a escuderia italiana quis esconder.

O mau tempo impediu que Massa realizasse o shakedown (primeiro teste) do monoposto, em Fiorano, como fez Nico Hulkenberg com a nova Williams, na Inglaterra. Alonso pilotará o F60 pela primeira vez na terça-feira.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.