Itália quebra tabu e menciona 'camisinha' em campanha anti-Aids

Governo omitia palavra cedendo a pressões do Vaticano.

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Por Valquíria Rey
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O Ministério da Saúde da Itália resolveu quebrar um tabu e lançar uma campanha de prevenção da Aids usando, pela primeira vez, a palavra "preservativo" em anúncios de televisão. Diferente do Brasil, que usa a palavra camisinha nas campanhas preventivas da doença, as autoridades de saúde italianas sempre omitiram a palavra ou a menção explícita ao preservativo em suas campanhas públicas, preferindo utilizar mensagens mais sutis como "proteja seu amor". Mas, agora, devido à preocupação com os números recentes sobre a disseminação da doença no país, o Ministério da Saúde italiano decidiu quebrar o tabu, criado, em grande parte, devido à forte influência da Igreja católica no país. O Vaticano condena o uso de camisinha e a promoção de seu uso através de campanhas é vista como um convite a uma vida imoral e hedonista. A igreja defende a fidelidade dentro dos casamentos heterossexuais e castidade e abstinência como as melhores maneiras de combater a Aids. A nova campanha, que visa sensibilizar a opinião pública sobre a importância da prevenção na luta contra a Aids, será centrada em um filme, que será veiculado em canais de TV e filmes a partir do início do próximo ano. O filme, que coloca a camisinha como principal instrumento contra a infecção do vírus HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis, foi gravado na última quinta-feira no aeroporto internacional de Fiumicino, em Roma. O comercial é centrado na história de dois casais - um jovem e outro adulto -, que se encontram dentro de uma farmácia no aeroporto. O jovem tem vergonha de comprar a camisinha, mas a garota toma a iniciativa e ainda pensa em oferecer uma à outra mulher, que troca um sorriso com o homem a seu lado. Em seguida todos os passageiros vão comprar preservativos, deixando o embaraço de lado. "Vencemos um tabu", disse a diretora do comercial, Francesca Archibugi. "Ter sempre um preservativo no bolso é melhor que não tê-lo". O material publicitário mostrará também as cifras da Aids na Itália, onde cerca de quatro mil pessoas são infectadas pelo vírus HIV todos os anos - mais de uma a cada duas horas. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

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