Alunos da 4ª série que tiveram a lição de casa corrigida pelos professores durante o ano escolar conseguiram notas 27,3% mais altas em Língua Portuguesa e 26,1% mais altas em Matemática, na avaliação da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Os dados divulgados hoje na capital paulista fazem parte do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado (Saresp 2007). Na prova de Português, em uma escala de 100 a 500 pontos, a média dos alunos com lição corrigida pelos educadores foi de 190,7 pontos, contra 149,8 pontos daqueles sem correção. Em Matemática, quem teve a lição vista pelo professor conseguiu 188,6 pontos, enquanto os estudantes sem revisão ficaram com 149,5 pontos. A correção das tarefas complementares ajudou a determinar a faixa de desempenho dos alunos. A nota média de quem teve a lição revisada ficou dentro do desempenho "básico" (entre 150 e 200 pontos). Já quem ficou sem correção acabou avaliado como "abaixo do básico" (menos de 150 pontos). No entanto, ambas classificações ainda estão aquém do desempenho considerado "adequado" (de 200 a 250 pontos). Na opinião da secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, os dados mostram a importância de cobrar dedicação dos alunos. "Quem é exigido e recebe atenção constantemente acaba tendo melhores resultados", afirmou. A pesquisa do Saresp mostrou ainda que 85,7% dos professores corrigem as tarefas de casa dos estudantes, 5,2% não corrigem e outros 7,8% não passam lição.
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