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México estimula cidadãos a irem de bicicleta ao trabalho

Projeto tem como meta melhorar a qualidade de vida do povo, diminuir o trânsito urbano e criar uma consciência sobre a necessidade de reduzir a poluição

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Por Agencia Estado
Atualização:

Para melhorar a qualidade de vida das 18,3 milhões de pessoas que vivem na Cidade do México, o governo mexicano convocou todos os funcionários da capital do país a irem de bicicleta para seus trabalhos pelo menos uma vez por mês. O programa de "Corredores da Mobilidade não Motorizada: ´Pedala Cidade´" foi proposto em março passado pelo prefeito do Distrito Federal, Marcelo Ebrard, já que a capital enfrenta sérios problemas devido à grande população. O projeto foi posto em prática na segunda-feira, 2, quando todos os funcionários públicos da capital, incluindo o próprio governante local, foram de suas casas para seus escritórios de bicicleta. O principal objetivo do projeto é facilitar o trânsito urbano para os quase 4 milhões de automóveis que circulam diariamente na cidade e criar uma cultura de consciência sobre a necessidade de reduzir a poluição na metrópole. Além disso, a medida procura fomentar o exercício diário para poder prevenir doenças como diabetes, obesidade, doenças coronárias e cardíacas e diminuir o estresse dos cidadãos de uma grande metrópole. O prefeito local levou o exemplo a ferro e fogo e na segunda-feira foi o primeiro a sair de casa na colônia de Narvarte (sul da capital) em direção ao seu escritório no Centro da Capital Federal. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Social da capital, Martín Batres, fez o mesmo ao subir na bicicleta com roupa esportiva para depois, segundo informou, trocar a vestimenta para o tradicional terno e gravata já em seu escritório. O programa adotado pelo esquerdista Marcelo Ebrard, que assumiu em dezembro de 2006 a chefia do governo do Distrito Federal por um período de seis anos, inclui, além disso, um sistema de incentivos fiscais para as empresas que aderirem ao projeto de promover a utilização dos meios de transporte alternativos entre seus empregados. No entanto, os próprios funcionários públicos locais reconhecem que a medida é pouco viável para a grande metrópole, já que a cidade não conta com uma infra-estrutura suficiente para o uso da bicicleta. Também disseram que falta uma cultura cívica dos motoristas para respeitar os ciclistas. Manual Apesar dos problemas, o projeto já conta com um "manual do ciclista urbano", um guia com algumas recomendações de segurança. O documento sugere, por exemplo, que tipo de roupa um ciclista deve usar para que seja reconhecido facilmente à distância pelos motoristas, além de insistir no uso do capacete. O manual também aconselha que as bicicletas estejam em ótimas condições de uso e que os ciclistas contem com os acessórios necessários para poderem transitar pelas ruas e grandes avenidas da cidade. Por isso, são "indispensáveis" as buzinas, as luzes, os olhos de gato e os espelhos laterais. Para estimular os funcionários da capital e reconhecer o esforço daqueles que vão de bicicleta regularmente ao trabalho, a Prefeitura disse que estes empregados terão preferência caso queiram se transferir para uma sede municipal que seja mais próxima de suas casas. Aumento do uso A meta de Ebrard é que o uso da bicicleta, que atualmente representa apenas 0,7% de todos os deslocamentos na cidade, chegue, em três anos, a 2% e, em seis anos, a 5% do total de viagens. Para o prefeito local é importante levar adiante o projeto e mantê-lo de maneira permanente. Como complemento de seu programa, Ebrard se comprometeu a construir, nos próximos dois anos, dez corredores viários exclusivos para o chamado "Metrobús", um sistema de ônibus articulados semelhante ao que teve bastante sucesso em cidades como Bogotá. Além disso, as autoridades mexicanas fecharão no último domingo de cada mês um dos sentidos da emblemática avenida Passeio da Reforma, via tradicional da capital, para que os cidadãos caminhem ou passeiem de bicicleta, patinetes e triciclos. Com as iniciativas, as autoridades mexicanas retribuem os pedidos de vários setores da sociedade mexicana que exigiam há vários anos planos de mobilidade urbanos que dessem preferência a outros meios de transporte diferentes do automóvel. Em junho de 2006, por exemplo, vários ambientalistas e atletas realizaram uma manifestação sem roupa pelas ruas da capital mexicana para promover o uso da bicicleta e exigir o cuidado com o meio ambiente. Ebrard é o quinto prefeito da Cidade do México egresso de partidos de esquerda desde que em 1997 o governante da capital federal deixou de ser designado diretamente pelo Presidente da República.

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