PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo das viagens e as minhas viagens pelo mundo

Dia da Pizza: onde comer as melhores do Brasil, da Itália e dos EUA

Anota aí para apreciar as redondas nas suas viagens. Enquanto napolitanas dominam o ranking italiano, São Paulo e Nova York se destacam nas Américas

PUBLICIDADE

Foto do author Nathalia Molina

10 de julho é o Dia Mundial da Pizza. Como a gente adora uma redonda em casa, resolvi mandar o Leitura de Bordo - nosso boletim com dicas de viagem no grupo gratuito do Como Viaja no WhatsApp - com algumas das melhores pizzarias no Brasil e no exterior.

Para escolher as dicas, dei uma olhada nos vencedores do 50 Top Pizza. O guia ainda não divulgou as melhores do mundo em 2024, anúncio marcado para 10 de setembro na italiana Nápoles. Mas as vencedoras regionais já saíram. Enquanto napolitanas dominam o ranking italiano, São Paulo tem as 2 melhores pizzarias da América Latina. Nos Estados Unidos, elas ficam em Nova York. Natural, as 2 cidades receberam levas de imigrantes italianos.

Italianas, as melhores do mundo - Foto: Pixabay

PUBLICIDADE

 

Independentemente do ranking dos especialistas, todo mundo tem sua lista de favoritas, né? Acrescento, então, as escolhas do Fernando para as melhores pizzarias de São Paulo. Meu companheiro de vida e de Como Viaja é um paulistano da Mooca, portanto, pizza não falta no cardápio dele. Deixa lá nos comentários do texto suas dicas na sua cidade para a gente conhecer.

Siga @ComoViaja no Instagram para acompanhar viagens e informações

Vamos às vencedoras, para você anotar aí e visitar numa viagem:

As melhores pizzas da Itália: em Nápoles

O napolitano Diego Vitagliano, que abocanhou o prêmio global no ano passado, segue firme na disputa após levar o título de Melhor Pizza da Itália em 2024. Os ingredientes das pizzas, preparadas em sabores tradicionais, saem de pequenos produtores da Campânia, região italiana onde fica Nápoles. O chef oferece uma boa variedade de pizzas sem glúten, com 18 sabores.

Ele mantém 3 casas da sua 10Pizzeria Diego Vitagliano no sul da Itália, sendo 1 no centro histórico de Nápoles, e abriu 1 unidade em Doha, no Catar.

Nas viagens, uma deliciosa pausa para pizza  

 

Em Caserta, a meia hora de Nápoles, I Masanielli - Francesco Martucci empatou com 10Pizzeria Diego Vitagliano no 1º lugar da Itália. Ao lado de napolitana, margherita e búfala, o chef solta a criatividade nos sabores, caso da Rucula Eccetera Eccetera, com pesto de rúcula, mussarella, tomate cereja confit, culatra envelhecido por 24 meses e lascas de parmesão de origem controlada.

As melhores da América Latina: em São Paulo

Publicidade

Claro que São Paulo estaria bem no ranking. A Leggera Pizza Napoletana, de André Guidon, é a Melhor Pizza da América Latina no Guia 50 Top Pizza 2024. A Margherita Verace (molho de tomate, manjericão, mozzarella de búfala, parmesão e azeite) ganhou 2 vezes como a melhor pizza deste sabor em São Paulo, na premiação do Paladar, aqui do Estadão.

PUBLICIDADE

Parece deliciosa a Affresco di Pompeii (creme de ricotta, pecorino com especiarias e ervas, presunto cru, figos frescos e agridoce de tâmaras). Foi uma criação do chef a pedido do Fantástico, inspirada em achados de escavações no sítio arqueológico na Itália. Há 2 unidades, Perdizes e Jardins.

Entre no grupo gratuito de WhatsApp do Como Viaja para receber novidades e dicas na palma da mão, sempre no fim do dia

O 2º lugar também ficou por aqui, com a QT Pizza Bar, no bairro de Cerqueira César. Matheus Ramos prepara as clássicas marinara, margherita, bianca e burrata. Mas também cria sabores especiais, como Queijin, com queijo coalho empanado, mel e alecrim, e Tonno I Wasabi, com atum, crocante de arroz, creme de wasabi e salsa trufada.

 

Publicidade

CHECK OUT

Em Nova York, a 1ª dos Estados Unidos

Una Pizza Napoletana, no Lower East Side de Manhattan, faz a Melhor Pizza dos Estados Unidos, segundo a lista do Guia 50 Top Pizza 2024 para os Estados Unidos. Anthony Mangieri aposta na simplicidade e assa sabores conhecidos, com ingredientes de qualidade. O chef ficou em 2º lugar no ranking mundial em 2023.

E o pedaço de pizza vencedor

Com unidades em Manhattan (West Village) e no Brooklyn (Williamsburg), L'Industrie Pizzeria ficou com o título de Melhor Pedaço de Pizza dos Estados Unidos. Massimo Laveglia apresenta redondas como a New Yorker Pie (tomate, mozzarella, peperoni, linguiça e ricota) e a Fig Jam & Bacon Pie (geléia de figo, mozzarella e bacon).

Publicidade

 

QUEM FAZ

Nathalia Molina viaja desde os 5 anos, adora café da manhã e aprecia um bom serviço no turismo. Essencialmente urbana, também tem seus dias de paisagem natural. É jornalista de viagem há 20 anos e ganhou 4 vezes o prêmio da Comissão Europeia de Turismo. Em 2011, criou o Como Viaja: acompanhe no Instagram @ComoViaja, no grupo gratuito no WhatsApp e em comoviaja.com.br

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.