Papa Francisco completa 12 anos à frente do Vaticano internado no hospital

Argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito na quinta votação do conclave de 2013, convocado após a renúncia do papa Bento XVI

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

O papa Francisco celebrou o 12º aniversário de seu papado nesta quinta-feira, 13, com relatórios médicos cada vez mais positivos, quase um mês após sua hospitalização por pneumonia bilateral.

PUBLICIDADE

O papa passou mais uma noite tranquila, segundo informou o Vaticano em seu breve comunicado matutino.

Uma radiografia de tórax confirmou melhoras, indicou a Santa Sé nessa quarta-feira, 12. O último boletim médico apontou que a condição do pontífice de 88 anos se mantinha estável, mas indicava um quadro complexo, considerando sua fragilidade geral.

A Igreja Católica não informou como poderia comemorar o aniversário de sua eleição como o 266º papa. Geralmente, esse costuma ser um dia festivo no Vaticano e missas em sua honra foram planejadas nas igrejas de Roma. Não serão emitidos boletins médicos.

Publicidade

Alunos do Colégio Antônio Alves Ramos, em Santa Maria, rezam pela saúde do papa Francisco. Foto: Divulgação/Colégio Antônio Alves Ramos

Francisco seguiu nessa quarta-feira de maneira remota um retiro espiritual de Quaresma, que tem sido um pilar de seu papado. Continua recebendo altos fluxos de oxigênio por meio de tubos nasais durante o dia e uma máscara de oxigênio não invasiva para ajudar no seu descanso à noite.

Jorge Mario Bergoglio foi eleito na quinta votação do conclave de 2013, convocado após a renúncia do papa Bento XVI.

Embora Francisco tenha elogiado a humildade de Bento ao renunciar e tenha dito que poderia seguir seus passos, recentemente ele vem afirmando que o papado é um trabalho para toda a vida.

Outro marco chegará nesta sexta-feira, 14, quando Francisco completará quatro semanas de internação. /Com informações da AP

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.