No segundo dia de ampliação do rodízio para caminhões, a média de congestionamento no período da manhã diminuiu de 67 km para 35 km, se comparadas as terças-feiras de 2007 com os índices registrados ontem. Porém, a lentidão aumentou logo após o fim da restrição, às 10 horas, e seguiu em alta no período fora da restrição, que termina às 17 horas - nesse horário, o trânsito era de 76 km. O horário de pico da manhã de ontem, por exemplo, foi às 11 horas, quando foram registrados 39 km de lentidão. O Secretário Municipal dos Transportes e presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Alexandre de Moraes, disse ontem que mandou analisar os dados para compreender esse comportamento no trânsito. "Temos duas possibilidades. A primeira é que os caminhoneiros estão cumprindo a lei (rodízio). A segunda é a de que haja um volume maior de transporte de carga no período diurno (após o fim do rodízio)." Apesar de ter mandado estudar os números, o secretário disse que "os dados demonstram que não houve esse represamento (das 10h às 17h) e, conseqüentemente, uma piora da fluidez no período intermediário". Como exemplo, ele comparou o índice de 25 km, registrado às 15h de anteontem, com o de 46 km, anotado no mesmo horário do dia 30 de julho de 2007 - que também foi uma segunda-feira. "A idéia, não só da Zona Máxima de Restrição como do rodízio, é melhorar a fluidez e ter um espalhamento do trânsito pela cidade nos horários entre picos", afirmou. Multa - A multa por desrespeito ao rodízio municipal de veículos é de R$ 85,13. Nos dois primeiros dias de restrição, 1.382 caminhões haviam sido multados, quase 2 por minuto. A fiscalização é feita por 125 agentes nas vias que delimitam o Anel Viário e por 25 radares de Leitura Automática de Placas (LAP), que já flagram automóveis. As informações são do Jornal da Tarde.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Notícias em alta | Brasil
Veja mais em brasil