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SBC vai pedir revisão de proibição de selo em alimento

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A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) vai pedir a revisão da resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que proíbe associações profissionais de concederem selos de garantia para produtos, como sabonetes e alimentos. A SBC tem atualmente seu selo de garantia estampado em 100 itens comercializados no mercado nacional. Entre eles, pães, bolachas e até mesmo uma marca de hambúrguer. Todos considerados pela entidade como reconhecidamente saudáveis.A decisão de recorrer foi comunicada hoje pelo presidente da SBC, Jorge Ilha Guimarães, ao presidente do CFM, Roberto D''Ávila. O pedido de revisão será encaminhado para a comissão que preparou a resolução, publicada hoje no Diário Oficial e depois encaminhado para o plenário do CFM, para votação. De acordo com assessoria de imprensa do CFM, até hoje nunca uma resolução teve seu texto alterado imediatamente depois de sua publicação.A SBC iniciou a concessão de selos de garantia há 20 anos. A sociedade argumenta que a ferramenta é útil para orientar a população, principalmente pessoas com problemas de coração, a escolher produtos com baixos teores de gordura e sódio. A entidade sustenta que o selo somente é concedido depois de os produtos passarem por rígidos testes e ser submetida à avaliação de cardiologistas e nutricionistas independentes. Em nota, a entidade afirma que o selo serve até mesmo como "corretivo para que indústria passe a produzir alimentos mais saudáveis".A SBC questiona ainda a legitimidade do CFM para legislar sobre o tema. Publicada hoje no Diário Oficial, a resolução traz uma série de normas para a propaganda de médicos e associações. As normas entram em vigor dentro de 180 dias. A Sociedade Brasileira de Pediatria também adota a política do selo. Até hoje, três produtos têm a chancela da entidade. Hoje, o presidente da entidade, Eduardo Vaz, afirmou que a decisão do CFM seria acatada.

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