O setor de TV paga no Brasil teve um crescimento de 1,84 por cento em setembro ante agosto, com 277,6 mil novas residências contratando o serviço no mês passado. Com isso, o total de domicílios atendidos chega a 15,4 milhões, informou nesta quarta-feira a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo a Anatel, a cada 100 domicílios brasileiros, 25,9 possuem TV por assinatura. Considerando o número médio de 3,3 pessoas por domicílio, segundo dados do IBGE, os serviços de TV por assinatura abrangem quase 51 milhões de habitantes. Em setembro, a participação dos serviços via satélite chegou a 59,48 por cento da base de clientes, enquanto os serviços a cabo totalizaram 39,46 por cento. Segundo a Anatel, Net/Embratel, do grupo mexicano América Móvil, lidera o mercado, com cerca de 8,167 milhões de assinantes, seguida da Sky/Directv, com aproximadamente 4,771 milhões. O grupo Telefônica Brasil aparece em seguida, com cerca de 615 mil clientes, seguido da Oi, com aproximadamente 603,5 mil assinaturas. GVT, do grupo Vivendi vem na sequência, com 351 mil clientes. (Por Leonardo Goy)