Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Governo se aproxima da população surda com LibrasGOV

Projeto unifica termos específicos dos três poderes na Língua Brasileira de Sinais. Iniciativa busca participação das pessoas com deficiência auditiva nas questões políticas do País. Vídeos com identificação do presidente, da primeira-dama e dos ministros já estão publicados no canal do Planalto no Youtube.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


 


PUBLICIDADE

Lançado pelo governo federal em 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, o projeto LibrasGOV identifica espaços, contextos e expressões na Língua Brasileira de Sinais. A meta é dar visibilidade às pessoas surdas, segundo a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, que é surda.

"Reconhecer os surdos significa reconhecer a sua língua também, sua cultura e sua identidade. Significa que o surdo pode ser valorizado e deve ser incluído efetivamente, para que o Brasil seja um país justo e verdadeiramente inclusivo", declarou a secretária na cerimônia de apresentação do projeto em Brasília.

Na prática, o LibrasGOV unifica os sinais que identificam termos específicos do governo federal e informações relacionadas aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

A primeira fase do projeto, que ainda não tem website oficial, já está em funcionamento, com a divulgação de uma sequência de vídeos que apresentam, em Libras, o presidente Jair Bolsonaro e todos os integrantes do primeiro escalão do governo.

Publicidade




Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.