Lojas brasileiras não estão preparadas para atender consumidores com deficiência, sejam elas físicas ou virtuais. O problema foi constatado pelo estudo 'Oldiversity', que entrevistou aproximadamente 2 mil pessoas em todo o País.
A pesquisa mapeou as principais reivindicações das pessoas com deficiência no que diz respeito a recursos acessíveis e atendimento especializado, temas considerados prioritários para 70% dos participantes.
O lançamento de produtos e serviços acessíveis (65%), a produção de propagandas acessíveis e direcionadas (62%) e a contratação de pessoas com deficiência (55%) também foram temáticas destacadas.
"Os desejos dos consumidores com deficiência não são atendidos porque as empresas não conseguem compreender o potencial desse mercado", afirma Edmar Bulla, presidente da Croma Solutions, empresa responsável pela pesquisa. "A sociedade estigmatiza pessoas com deficiência física no contexto social, econômico e de consumo", diz o executivo.
Para Bulla, falta empatia e poucas marcas põem em prática ações inclusivas para esse público. "Para 62% dos entrevistados no estudo, as empresas ainda mantêm grande preconceito sobre a contratação de pessoas com deficiência", comenta o presidente da Croma.
O estudo também verificou que o público em geral ainda tem dificuldade para considerar natural ser atendido por um vendedor com deficiência."É uma prática fundamental para a sociedade mais justa e as marcas também ganham", ressalta Edmar Bulla.
PODER FINANCEIRO - De acordo com a empresa eSSENTIAL Accessibility, especializada em consultoria e serviços de acessibilidade digital, pessoas com deficiência movimentam em todo o mundo aproximadamente US$ 4 trilhões por ano. No Brasil, esse montante chega a R$ 22 bilhões.
Somente em nosso País, o setor de tecnologia assistiva faturou R$ 5,5 bilhões em 2017, segundo dados do Grupo Cipa Fiera Milano, responsável pela REATECH (Feira Internacional de Tecnologias de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade).
A pesquisa Oldiversity® completa pode ser obtida pela internet (clique aqui).
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