EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Um retrato social diário, baseado na relevância do fato, da notícia e da imagem

Brasil segue totalmente premiado: agora no design

Rodrigo Ohtake ganha o iF Design Award 2025, uma das mais altas distinções do design mundial, por sua coleção desenvolvida para a Roca

PUBLICIDADE

Foto do author Alice Ferraz
Atualização:
A coleção Ohtake para Roca, desenvolvida pelo brasileiro Rodrigo Ohtake para a multinacional espanhola, venceu o iF Design Award.. Foto: Jonatas Marques Foto: Jonatas Marques

Criado em 1953, na Alemanha, o iF Design Award é reconhecido como um dos prêmios de design mais importantes do mundo. Na edição de 2025, quase 11 mil inscrições, de 66 países, foram avaliadas por 131 jurados, de 23 nações, que selecionaram os melhores projetos.

PUBLICIDADE

A coleção Ohtake para Roca, desenvolvida pelo brasileiro Rodrigo Ohtake para a multinacional espanhola, foi a escolhida, evidenciando a valorização do design autoral do Brasil.

A linha tem raízes na observação da natureza e na busca por formas fluidas e orgânicas. Inicialmente concebida pelo arquiteto Ruy Ohtake — que recebeu o Red Dot, uma das mais altas distinções do design mundial —, a coleção se tornou um ícone do design brasileiro. Agora, seu filho, o também arquiteto e designer Rodrigo Ohtake, dá continuidade a esse legado, trazendo uma nova interpretação para a linha.

“Minhas criações emergem de um processo intuitivo, alinhado a um estudo multidisciplinar de novos materiais voltados para arquitetura, design e urbanismo”, relata Rodrigo.

O Grupo Roca, fundado em Barcelona em 1917, é especializado no design, fabricação e comercialização de produtos para banheiros e está presente hoje em 178 países. Para o presidente da empresa no Brasil, Sergio Melfi, a conquista do iF Design Award reafirma o compromisso da companhia com inovação e excelência, valorizando o design e a arquitetura brasileira no cenário global. “O legado de Ruy Ohtake continua a inspirar novas gerações, e a assinatura de Rodrigo fortalece essa trajetória, com um olhar contemporâneo e sofisticado para o portfólio da marca”, avalia.

Publicidade