EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Um retrato social diário, baseado na relevância do fato, da notícia e da imagem

Novo livro da ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura Annie Ernaux chega às livrarias em maio

Obra resgata forte experiência da autora na adolescência

PUBLICIDADE

Foto do author Alice Ferraz
Annie Erneaux e os onze livros traduzidos no Brasil. Foto: Fotocolagem de Thais Barroco sob foto de Catherine Hélie/Gallimard e de Editora Fósforo

Em maio, chega às livrarias brasileiras Memória de menina, o 11º título da vencedora do Nobel de Literatura Annie Ernaux. O livro traz à tona uma das experiências mais marcantes da autora, quando, aos dezessete anos, foi trabalhar como monitora em uma colônia de férias na Normandia e viveu sua primeira experiência sexual — um episódio que a marcou profundamente.

PUBLICIDADE

O trauma vivido naquela noite reverberou em seu corpo e mente: a menstruação, antes regular, cessou subitamente, e um transtorno alimentar — que na época não tinha nome — tomou conta de sua rotina. O impacto desse episódio, silenciado por anos, ressurgiria mais tarde, ecoando em obras como O Acontecimento e Os Anos.

Para Rita Mattar, diretora editorial da Fósforo, responsável pela publicação do livro no Brasil, “ao refletir sobre traumas do passado e transformá-los em literatura, Ernaux mostra como a vulnerabilidade pode se transformar em força quando aliada ao pensamento crítico.”