O filme Central do Brasil, que concorreu ao Oscar há 26 anos, pode ser a cereja no bolo da estratégia para reforçar a divulgação para os votantes da Academia de Ainda Estou Aqui, candidato a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres no Oscar 2025.
Leia também
Protagonizado por Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, o longa de 1998 também foi dirigido por Walter Salles e vai ganhar uma exibição especial em Los Angeles no sábado, 8, com a presença do diretor brasileiro. O cineasta mexicano Guillermo Del Toro. vencedor do Oscar em 2018 por A Forma da Água, conduzirá a sessão comentada.
A cerimônia de premiação do Oscar acontece em 2 de março, e os votantes têm entre os dias 11 e 18 de fevereiro para enviar suas escolhas à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
No período entre a divulgação dos indicados e a entrega dos prêmios, as regras da Academia impedem que seus membros, como é o caso de Del Toro, moderem painéis de filmes que estejam na disputa e com os quais não estejam diretamente envolvidos.
A estratégia de exibir Central do Brasil nos EUA 26 anos depois não fere as regras da Academia e ainda reforça a história surpreendente de mãe e filha atrizes indicadas na mesma categoria da premiação em um filme do mesmo diretor. Fernanda Torres exaltou a coincidência em seu discurso no Globo de Ouro, em janeiro.

A exibição de Central do Brasil acontecerá no Aero Theatre, em Santa Mônica, clássico cinema de rua com capacidade para 425 pessoas. No anúncio da sessão, o filme brasileiro é descrito como “a jornada emocionante de uma professora aposentada que escreve cartas para pessoas analfabetas + um jovem cuja mãe acaba de morrer enquanto eles procuram pelo pai que ele nunca conheceu.”
Nos comentários, uma seguidora impressionou os americanos ao contar uma curiosidade sobre o filme, relembrando como Walter Salles conheceu Vinícius de Oliveira, ator que protagonizou Central do Brasil junto com Fernanda Montenegro. “Incrível! O ator mirim era um engraxate no aeroporto e abordou o diretor perguntando se ele poderia comprar um sanduíche para ele!”