Como funciona a votação do Oscar 2025? ‘Ainda Estou Aqui’ concorre em 3 categorias

Longa brasileiro disputa os prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz

PUBLICIDADE

Por Daniel Vila Nova

Com as indicações ao Oscar de 2025 reveladas nesta quinta-feira, 23, a premiação chega a sua última fase antes da cerimônia principal — que ocorre no dia 2 de março. Trata-se da votação final, processo que elege os vencedores de cada categoria. Em 2025, esta fase ocorre entre os dias 11 e 18 de fevereiro. Nesse período, os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood elegem os seus concorrentes favoritos.

O longa brasileiro Ainda Estou Aqui foi indicado aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. É a primeira vez que um filme nacional totalmente falado em português concorre à principal categoria do Oscar. As melhores chances da obra de Walter Salles estão nas duas últimas categorias, mas não será fácil.

A votação do Oscar se inicia no dia 11 de fevereiro.  Foto: Divulgação | Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

PUBLICIDADE

Fernanda Torres enfrenta a favorita Demi Moore, protagonista de A Substância, e a briga por Melhor Filme Internacional é contra Emilia Pérez, o musical francês que acumulou 13 indicações e é tido como o filme a ser batido na premiação. A qualidade de Ainda Estou Aqui, no entanto, aliada ao carisma de Fernanda Torres e a forte presença dos brasileiros nas redes sociais pode ser o suficiente para convencer a Academia a conceder os prêmios ao Brasil.

Ao todo, a organização conta com mais de 10 mil membros, mas cerca de 5% deles não votam no Oscar. Os integrantes da Academia são compostos por profissionais dos diversos segmentos da indústria cinematográfica — atores, diretores, produtores, editores, diretores de arte, entre muitos outros.

Ao contrário da votação para a lista de pré-indicados, todos os membros da Academia podem votar em todas as categorias. Na pré-seleção, apenas as pessoas que trabalhavam na área da categoria poderiam votar nela — ator vota em ator, diretor em diretor, produtor em produtor, etc. Ao final da votação, quem tiver mais votos ganha.

O processo é igual para quase todos os prêmios, com exceção da principal estatueta da noite — Melhor Filme. Nesse caso, os votantes devem eleger os filmes indicados em ordem de preferência. Para vencer o prêmio, um longa deve figurar em primeiro lugar em 50% ou mais das listas submetidas.

Se o processo for encerrado e nenhum filme atingir tal critério, a Academia retira da votação o longa que menos vezes foi colocado em primeiro lugar e refaz a contagem. O processo é repetido até que um filme alcance 50% ou mais dos votos.

Publicidade

Para votar, os membros da Academia não precisam ter assistido a todos os filmes e podem optar por votar somente em algumas categorias. Eles, no entanto, são aconselhados a assistir ao máximo de filmes possíveis e devem votar apenas nos filmes que assistiram. A única exceção é a categoria de Melhor Filme Internacional, onde só podem votar os membros que assistiram aos cinco filmes indicados.

O voto é secreto e feito de maneira virtual. Ao final da votação, somente duas pessoas são informadas dos resultados — dois membros da PricewaterhouseCoopers, empresa que audita os votos do Oscar. Eles são os responsáveis por entregar os envelopes contendo o nome dos vencedores para a organização do evento.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.