Rodrigo Teixeira e Maria Carlota Bruno foram anunciados na segunda-feira, 10, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas como os representantes de Ainda Estou Aqui na categoria de Melhor Filme no Oscar.
Leia também
Em 23 de janeiro, quando o longa-metragem do diretor Walter Salles foi indicado a Melhor Filme no Oscar 2025, a indicação tinha aparecido com a expressão “nominees to be determined” (indicados a serem determinados).

A Academia indica os produtores elegíveis filiados ao PGA (Producers Guild of America), o sindicato dos produtores dos Estados Unidos. Além da filiação, a organização do Oscar considera quem mais trabalhou no filme como critério para selecionar os nomes que poderão levar a estatueta para casa.
Quem é Rodrigo Teixeira?

Rodrigo Teixeira é atualmente o mais internacional dos produtores brasileiros. Por meio de sua produtora, a RT Features, já trabalhou com nomes como Martin Scorsese e Olivier Assayas. Tem também uma longa parceria com o diretor americano Robert Eggers. O brasileiro foi produtor de A Bruxa (2015) e O Farol (2019).
Além disso, ele também foi produtor de outros filmes aclamados pela crítica, como Me Chame pelo Seu Nome (2017), vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e também indicado a Melhor Filme em 2018, e A Vida Invisível (2019), vencedor do prêmio Un Certain Regard em Cannes e escolhido do Brasil para tentar uma vaga no Oscar 2020.
Em entrevista ao Estadão, em 2019, o produtor contou como conheceu Walter Salles, diretor de Ainda Estou Aqui, ainda no começo de sua carreira.
“Sempre fui apaixonado por cinema, mas tive duas pessoas que foram fundamentais, o pai de uma amiga minha de escola, o Paulo Brito, que vinha financiando cinema nacional nos anos 90 e me recebeu no escritório dele, um garoto de 21 anos, gostou do que eu tinha para falar e me apresentou para o Mauricio Andrade Ramos, então o principal produtor da VideoFilmes, produtora do Walter Salles.”
Quem é Maria Carlota Bruno?
Maria Carlota Bruno está participando ativamente da campanha de Ainda Estou Aqui no exterior. Em janeiro ela esteve presente na cerimônia do Globo de Ouro que rendeu a estatueta de Melhor Atriz em Filme de Drama para Fernanda Torres.
De acordo com a Academia Brasileira de Cinema, Maria Carlota Bruno trabalha desde 1989 na VideoFilmes, produtora brasileira criada pelos irmãos Walter Salles e João Moreira Salles em 1987. Ela iniciou sua atuação como produtora executiva em 2011.
Entre os principais filmes já produzidos por Maria Carlota Bruno estão Últimas Conversas, o último documentário de Eduardo Coutinho, Paulina, de Santiago Mitre, Jia Zhang-ke, um Homem de Fenyang, documentário de Walter Salles exibido no Festival de Berlim em 2015
Em 2016, Maria Carlota Bruno também produziu No Intenso Agora, documentário de João Moreira Salles exibido no Festival de Berlim em 2017 e vencedor de diversos prêmios. A brasileira ainda foi produtora executiva de Deslembro, de Flavia Castro, exibido na Mostra Orizzonti do Festival de Veneza, e produtora do documentário Marinheiro das Montanhas, de Karim Ainouz, lançado em 2021 e exibido no Special Screening do Festival de Cannes. Com Ainda Estou Aqui (2024), conquista sua primeira indicação ao Oscar.