Quais filmes brasileiros já concorreram ao Oscar? Veja lista

Com as três indicações de ‘Ainda Estou Aqui’, Brasil já disputou 18 estatuetas na principal premiação do cinema mundial

PUBLICIDADE

Por Daniel Vila Nova
Atualização:

Com as indicações de Ainda Estou Aqui ao Oscar de 2025 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz Principal, o Brasil retornou à premiação mais importante do cinema mundial após cinco anos de ausência. Ao todo, o País já concorreu à estatueta em outras quinze ocasiões diferentes, seja com produções nacionais ou co-produções com outros países. A vitória, no entanto, nunca veio. É a primeira vez que o Brasil concorre na principal categoria do prêmio.

Na categoria de Melhor Filme Internacional, foram cinco vezes: O Pagador de Promessas (na cerimônia de 1963), O Quatrilho (1996), O Que É Isso, Companheiro? (1998), Central do Brasil (1999) e Ainda Estou Aqui (2025). O diretor Walter Salles é o cineasta brasileira com a maior quantidade de indicações ao prêmio, tendo sido o responsável pelas indicações de 1999 e 2025.

A atriz Fernanda Montenegro no Oscar de 1999, onde concorreu ao prêmio de Melhor Atriz Principal por seu papel em "Central do Brasil". Foto: Divulgação/Oscar

PUBLICIDADE

A primeira indicação ocorreu em 1963, no filme de Anselmo Duarte inspirado no clássico de Dias Gomes. Apesar de não ter vencido, o longa se tornou o primeiro filme sul-americano a concorrer ao Oscar. A obra, considerada um dos melhores filmes do cinema nacional, conquistou a Palma de Ouro do Festival de Cannes, sendo o único filme brasileiro a conseguir tal feito.

Já na década de 1990, o Brasil teve o seu melhor momento na premiação norte-americana. Ao todo, foram três indicações em um período de cinco anos. Em 1996, O Quatrilho disputou como Melhor Filme Internacional. Dois anos depois, foi a vez de O Que É Isso, Companheiro, longa sobre a ditadura militar com grandes nomes do cinema nacional como Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Luiz Fernando Guimarães e Selton Mello.

Em 1999, Central do Brasil conseguiu duas indicações: Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz Principal. Fernanda Montenegro, no entanto, foi derrotada por Gwyneth Paltrow e o italiano A Vida É Bela foi consagrado ao invés do longa de Walter Salles. Até hoje, essa é considerada a maior frustração brasileira no Oscar.

Outra grande derrota do cinema brasileiro ocorreu em 2004, com as indicações à Cidade de Deus. O longa, considerado por muitos como um dos novos clássicos do cinema moderno, foi indicado para quatro categorias: Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem e Melhor Fotografia. Esnobado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, a obra de Fernando Meirelles saiu da premiação de mãos vazias. É, no entanto, o longa brasileiro com maior número de indicações na história.

Há ainda outros dois destaques da indústria nacional, mas que não são reconhecidos como conquistas brasileiras por parte da Academia. O Beijo da Mulher-Aranha, de Hector Babenco, que concorreu em quatro categorias em 1986 e venceu uma — William Hurt como Melhor Ator Principal — e Orfeu Negro, que levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1960. Ambas são coproduções nacionais com outros países, mas o Oscar não reconhece os longas como brasileiros — o primeiro é estadunidense e o segundo francês, segundo a organização.

Publicidade

O Brasil também já foi indicado em outras três categorias. Raoni, em 1979, Lixo Extraordinário, em 2011, Sal da Terra, em 2015, e Democracia em Vertigem, em 2020, concorreram como Melhor Documentário. Já o longa O Menino e o Mundo e o curta Uma História de Futebol concorreram aos prêmios de Melhor Animação e Melhor Curta-metragem em Live Action, respectivamente.

Quais filmes brasileiros já foram indicados ao Oscar?

  • O Pagador de PromessasMelhor Filme Internacional em 1963
  • Raoni Melhor Documentário em 1979
  • O QuatrilhoMelhor Filme Internacional em 1996
  • O Que é isso, Companheiro?Melhor Filme Internacional em 1998
  • Central do Brasil Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz em 1999
  • Uma História de Futebol Melhor Curta-metragem em Live Action em 2001
  • Cidade de DeusMelhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia em 2004
  • Lixo Extraordinário Melhor Documentário em 2011
  • Sal da TerraMelhor Documentário em 2015
  • O Menino e o MundoMelhor Animação em 2016
  • Democracia em VertigemMelhor Documentário em 2020
  • Ainda Estou Aqui Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz Principal em 2025
Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.