
O cineasta grego Yorgos Lanthimos foi impedido de filmar cenas de seu próximo filme na Acrópole de Atenas. O Ministério da Cultura da Grécia justificou em comunicado que “as cenas propostas são incompatíveis com o simbolismo (…) e os valores que a Acrópole representa”.
As cenas em questão seriam para o filme Bugonia, a mais nova parceria do diretor com Emma Stone. Elas retratariam 70 cadáveres posicionados entre dois pontos importantes do local: o Propileu, portão imponente que dá acesso à Acrópole, e o Partenon, templo dedicado à deusa Atena.
Inicialmente, o Ministério da Cultura teria recebido bem a ideia, inclusive aceitando abrir mão da taxa de filmagem que costuma ser cobrada no local, de 1.984 euros a diária, por conta do status internacional do cineasta. Porém, a proposta estava sujeita à aprovação do Conselho Arqueológico Central, que supervisiona a Acrópole. O órgão rejeitou o pedido e sugeriu locações alternativas nas redondezas onde Lanthimos poderia filmar.
Leia também
Apesar da posição como um dos mais importantes símbolos culturais da humanidade, a Acrópole de Atenas costuma, sim, ser cenário de gravações, diferentemente de outros monumentos que precisam ser reproduzidos com réplicas. Foi locação, por exemplo, de filmes como A Lenda da Estátua Nua (1957), Antes da Meia-Noite (2013) e As Duas Faces de Janeiro (2014).
Programado para estrear em novembro nos cinemas, Bugonia é uma comédia de ficção científica em que Emma Stone interpreta a CEO de uma empresa farmacêutica que é sequestrada por um apicultor conspiracionista. A parceria entre o diretor e a atriz tem rendido bons frutos. No ano passado, Emma venceu o Oscar de Melhor Atriz pela segunda vez por conta do papel em Pobres Criaturas (2023). Eles também trabalharam juntos em Tipos de Gentileza (2024) e A Favorita (2018).
