Yorgos Lanthimos é impedido de filmar na Acrópole de Atenas: ‘Incompatível com simbolismo e valores’

Cineasta grego pediu para gravar cenas do filme ‘Bugonia’, nova parceria com Emma Stone, mas não obteve autorização do Ministério da Cultura de seu país

PUBLICIDADE

Foto do author Gabriela Caputo
A Acrópole de Atenas, na Grécia. Foto: Christophe Meneboeuf/Wikimedia Commons

O cineasta grego Yorgos Lanthimos foi impedido de filmar cenas de seu próximo filme na Acrópole de Atenas. O Ministério da Cultura da Grécia justificou em comunicado que “as cenas propostas são incompatíveis com o simbolismo (…) e os valores que a Acrópole representa”.

PUBLICIDADE

As cenas em questão seriam para o filme Bugonia, a mais nova parceria do diretor com Emma Stone. Elas retratariam 70 cadáveres posicionados entre dois pontos importantes do local: o Propileu, portão imponente que dá acesso à Acrópole, e o Partenon, templo dedicado à deusa Atena.

Inicialmente, o Ministério da Cultura teria recebido bem a ideia, inclusive aceitando abrir mão da taxa de filmagem que costuma ser cobrada no local, de 1.984 euros a diária, por conta do status internacional do cineasta. Porém, a proposta estava sujeita à aprovação do Conselho Arqueológico Central, que supervisiona a Acrópole. O órgão rejeitou o pedido e sugeriu locações alternativas nas redondezas onde Lanthimos poderia filmar.

Apesar da posição como um dos mais importantes símbolos culturais da humanidade, a Acrópole de Atenas costuma, sim, ser cenário de gravações, diferentemente de outros monumentos que precisam ser reproduzidos com réplicas. Foi locação, por exemplo, de filmes como A Lenda da Estátua Nua (1957), Antes da Meia-Noite (2013) e As Duas Faces de Janeiro (2014).

Publicidade

Programado para estrear em novembro nos cinemas, Bugonia é uma comédia de ficção científica em que Emma Stone interpreta a CEO de uma empresa farmacêutica que é sequestrada por um apicultor conspiracionista. A parceria entre o diretor e a atriz tem rendido bons frutos. No ano passado, Emma venceu o Oscar de Melhor Atriz pela segunda vez por conta do papel em Pobres Criaturas (2023). Eles também trabalharam juntos em Tipos de Gentileza (2024) e A Favorita (2018).

Yorgos Lanthimos com Emma Stone durante as gravações de 'Pobres Criaturas', que conquistou 11 indicações ao Oscar em 2024. Foto: Atsushi Nishijima/Divulgação
Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.