Mais de 70 guitarras pertencentes ao legendário músico britânico Eric Clapton irão a leilão na semana que vem em Nova York, e o valor arrecadado será destinado a um centro de tratamento contra alcoolismo e drogas que ele mantém no Caribe.
Os instrumentos, apresentados na sexta-feira, incluem uma Fender Stratocaster Signature Model, de 2005, que deve alcançar de 20 a 30 mil dólares. Clapton usou essa guitarra durante os shows de retomada da banda Cream, em maio de 2005, no Royal Albert Hall, em Londres, e no Madison Square Garden, em Nova York, em outubro do mesmo ano.
Outra guitarra a ser vendida na quarta-feira pela casa de leilões Bonham's, e que também pode alcançar 30 mil dólares, é uma recriação feita em 2006 da famosa Strat "Blackie" de Clapton, inclusive com as queimaduras de cigarro. A "Blackie" original foi vendida em 2004 por 959 mil dólares.
A renda do leilão será destinada ao Centro Crossroads, na ilha de Antígua, criado em 1998 por Clapton -ele próprio um ex-viciado em álcool e heroína.
Também será posta a venda uma coleção de cerca de 70 amplificadores pertencentes ao músico. Uma dupla de amplificadores Fender, usados por ele na década de 1980, deve alcançar até 12 mil dólares, segundo a casa de leilões.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.