:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/Z37LMUNH55LQFGQDGGEIIBM3FQ.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/rvN-BqN1_-Nowu5jtjSMEpYEPPc=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/Z37LMUNH55LQFGQDGGEIIBM3FQ.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/kUno7raavjKePzAePFFaNq_8egw=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/Z37LMUNH55LQFGQDGGEIIBM3FQ.jpg 1322w)
A Unesp vai conceder hoje o título de Doutora Honoris Causa para Adélia Borges, curadora e crítica atuante na área do design. A cerimônia será toda virtual.
Adélia será a primeira mulher a receber a distinção. Até então a Unesp havia outorgado 16 títulos de Doutor Honoris Causa, entre eles para o geógrafo Milton Santos, o economista Celso Furtado, o crítico literário Antonio Candido, o engenheiro aeronáutico Ozires Silva, o indigenista Orlando Villas Bôas, o advogado Plínio Soares de Arruda Sampaio, o escritor Ignacio de Loyola Brandão e o ativista de direitos humanos Adolfo Pérez Esquivel
O processo para a concessão do título teve a iniciativa do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), do campus de Bauru.
"Adélia congrega com excelência nossas áreas de conhecimento, como ciências sociais aplicadas, comunicação social e artes. Jornalista, contribuiu para o reconhecimento do Design Brasileiro, a partir da valorização da cultura e saberes locais, aproximando a área com o artesanato", destaca a professora Fernanda Henriques, diretora da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru.