PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Cidade de SP já soma 26 mil mortes por causas naturais, este ano

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Dados da secretaria municipal de São Paulo, levantados à pedido da coluna, revelam que, no período de janeiro a maio de 2019, foram registrados 29.138 óbitos de causas naturais - isto é, sem causas externas como homicídios, por exemplo.

PUBLICIDADE

Já no mesmo período em 2020, registrou-se 26.710 óbitos por causas naturais, exceto causas externas e também excluídos os casos suspeitos e confirmados de covid-19. Pouco mais de 2 mil casos a menos entre 2019 e 2020.

Também no município de São Paulo, outro levantamento feito a pedido da coluna, mostra que o total de óbitos registrados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de janeiro a março de 2019, somou... 273 pessoas. No mesmo período em 2020, incluindo agora a covid-19, o número pulou para... 677.

Curiosidade: em 2019, em tempos de não covid-19, foram a óbito, por SRAG, nos meses de janeiro e fevereiro, 127 pessoas. Em 2020, no mesmo período, morreram... 12 paulistanos pela síndrome respiratória. Só 10% do total em 2019.

Em compensação, 666 morreram no decorrer dos 31 dias de março.  A coluna aguarda dados solicitados tanto para a secretaria de Saúde do Estado bem como para o Ministério da Saúde do governo Bolsonaro.

Publicidade

Inclusão social Três transsexuais vão discutir a transgeneridade na comunidade judaica, amanhã, em webinar do Instituto Brasil-Israel. "Ser judia trans me faz refletir os desafios que temos que transpor para abraçar e estimular nossa inclusão na comunidade", afirma a cantora Assucena Assucena.

Que debaterá com Nicholas Steinmetz - do Museu do Holocausto em Curitiba- e Lilyth Ester Grove, antropóloga. De peso

FHC, Luciano Huck, Ciro Gomes, Dias Toffoli, Temer, Haddad, Marina Silva, Dom Odilo e Petra Costa são alguns dos 100 convidados que participam do 3º Ato Direitos Já Fórum Pela Democracia, sexta-feira. O organizador Fernando Guimarães conta que cada um dos participantes terá um minuto para falar no Zoom. E será lançado um manifesto. "É uma nova forma de realizar um comício", diz.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.