Cerca de 60% das pessoas que compraram livros no último ano no Brasil são mulheres, segundo uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, realizada pela Nielsen BookData. O resultado do estudo foi divulgado nesta quinta-feira, 6.

Os dados são do ano passado. Entre os entrevistados que dizem ter comprado pelo menos um livro em 2024, 61% são mulheres e 39% são homens. Em 2023, 57% eram mulheres e 43% eram homens.
A pesquisa ouviu cerca de 16 mil pessoas, com 18 anos ou mais, de todas as regiões do país, por meio de um questionário via aplicativo de celular com 60 perguntas. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 0,8%.
Em relação à faixa etária, os maiores consumidores brasileiros de livros estão entre os 25 e 45 anos, representando mais de 45% dos leitores.
No que se refere à classe social, os consumidores de livro estão em maior número da classe C (45%). A segunda classe é a B (38,4%), seguida pelas classes D e E (11,8%). O menor número de compras de livros vem da classe A (6,8%). 27% dos consumidores totais de livros no Brasil são mulheres da Classe C, representando a maioria.
*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais