Pesquisa revela que mulheres são maioria entre consumidores de livro no Brasil

Estudo da Câmara Brasileira do Livro foi realizado pela Nielsen BookData

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Cerca de 60% das pessoas que compraram livros no último ano no Brasil são mulheres, segundo uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, realizada pela Nielsen BookData. O resultado do estudo foi divulgado nesta quinta-feira, 6.

Pesquisa revela que mulheres são maioria entre consumidores de livro no Brasil. Foto: StockPhotoPro/Adobe Stock

PUBLICIDADE

Os dados são do ano passado. Entre os entrevistados que dizem ter comprado pelo menos um livro em 2024, 61% são mulheres e 39% são homens. Em 2023, 57% eram mulheres e 43% eram homens.

A pesquisa ouviu cerca de 16 mil pessoas, com 18 anos ou mais, de todas as regiões do país, por meio de um questionário via aplicativo de celular com 60 perguntas. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 0,8%.

Em relação à faixa etária, os maiores consumidores brasileiros de livros estão entre os 25 e 45 anos, representando mais de 45% dos leitores.

Publicidade

No que se refere à classe social, os consumidores de livro estão em maior número da classe C (45%). A segunda classe é a B (38,4%), seguida pelas classes D e E (11,8%). O menor número de compras de livros vem da classe A (6,8%). 27% dos consumidores totais de livros no Brasil são mulheres da Classe C, representando a maioria.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais