EFE - A modelo Gisele Bündchen, o papa Francisco e o presidente do Chile, Gabriel Boric estão entre os “100 latinos mais comprometidos com a ação climática”, uma lista elaborada pela ONG ambientalista americana Sachamama e divulgada nesta segunda-feira.
Pelo quarto ano consecutivo, a ONG reconheceu personalidades de países latinos que causaram impacto na luta ambiental e contra a emergência climática do planeta.
A lista é composta por empresários, políticos, ativistas, acadêmicos, jornalistas e estrelas do show business, como a cantora Camila Cabello, a atriz Rosario Dawson e o prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta.
“É uma lista extremamente rica, diversa em termos de experiência, história e do trabalho que cada um deles faz”, disse o diretor executivo da Sachamama, Carlos Zegarra, à Agência EFE.
Neste ano, pela primeira vez, ela foi elaborada por um júri de especialistas, incluindo o diretor de Meio Ambiente e Ciência da EFE e do portal EFEverde, Arturo Larena.
A Sachamama planeja trabalhar no próximo ano com algumas das personalidades escolhidas para projetar um apelo global para proteger 80% da Amazônia até 2025.
“Estamos num momento crucial, as decisões que tomarmos nos próximos anos determinarão o destino desta região”, disse Zegarra, que lembrou que a Amazônia é “a região mais bioculturalmente diversificada do mundo” e, portanto, “todos nós dependemos de seu bem-estar”.