Novo portal quer democratizar mercado fonográfico

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Por Agencia Estado
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Divulgar novos talentos da música brasileira, encontrar novos conjuntos e lançá-los no mercado é o intuito do portal Estilingue.com.br, que entrou no ar neste mês de julho. Idealizado por Denis Paes Barreto, Silvio Calmon e Ednardo Figueiredo, o site foi desenvolvido pela Collective Mind, ramo digital da agência de publicidade Thompson. Há poucos dias em funcionamento, o site já cadastrou 150 artistas, com predominância de bandas do Rio de Janeiro. "O mercado fonográfico é muito fechado, os artistas jovens tem grandes dificuldades para divulgar o que produzem. Aproveitamos a Internet para democratizar ao máximo esse processo", explica Paes Barreto. Por isso, ainda este mês, o Estilingue realiza ao lado do site Fulano, o primeiro Festival de Música Brasileira pela Internet. Os vencedores, que serão escolhidos pelo público, terão o direito de gravar um CD Coletânea. O sistema de cadastramento é simples. O artista, ou banda, cadastra suas músicas, fotos e um texto de divulgação no site. Feito isso, passam a ter direito a uma homepage, a qual ficarão responsáveis por atualizar e inserir novas infomações. Para buscar alternativas sonoras no Estilingue, basta digitar no campo disponível na página inicial do site uma banda famosa de referência. A bem da verdade, como explicam seus donos, o Estilingue é uma gravadora virtual. Dentro do arsenal de músicas que conseguirem reunir no site, pretendem levantar os melhores novos talentos. Por enquanto, três artistas foram selecionados, a banda Madafoca, que já está em estúdio, gravando seu primeiro disco, RasKafari, e a vocalista do Funk Como Le Gusta, Paula Lima, que gravará seu primeiro álbum solo pelo selo. O disco contará com direção de Marcelo Mansur e já está em fase de pré-produção. Vitrine ? Democratizar, para os donos do empreendimento, é reunir o maior número de bandas, cantores e compositores possível. "Não iremos filtrar na entrada. Já recebemos fita demo de uma banda country do Acre. De uma banda brasileira no japão, para citar alguns exemplos", relata Paes Barreto. "O próprio internauta vai ter o direito de estilingar o artista para o mercado. Nosso conceito: quem tiver mais visitas vai para a vitrine. De lá, pode ser ´estilingado´, quebrar a vitrine e sair para o estrelato". A idéia, desde o príncipio, é aproveitar o universo virtual, a Internet, mas não deixar de lado as antigas formas de divulgação e promoção. Por isso, pretendem lançar, ainda neste mês, o circuito Estilingue. Ou seja. As bandas que se destacam no site são convidadas para tocar em casas noturnas. Por enquanto, Paes Barreto fechou acordo com o Lanterna, de São Paulo, e está em negociação com um bar de Campinas e outro de Londrina. "Usamos a Internet para captar, para vender, para divulgar", diz Paes Barreto.

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