Na noite de segunda-feira, 24, foi ao ar no Reino Unido e nos EUA o documentário Diana: Our Mother, em que os príncipes William e Harry falam sobre a vida e o legado de sua mãe, a Princesa Diana, morta há 20 anos.
Em um dos trechos, que foi postado no YouTube pela própria Família Real britânica, Harry se encontra com o cantor Elton John, amigo pessoal de Diana, e com dois homens, gays e soropositivos, que foram ajudados por Diana nos anos 1980.
"(A Aids) era considerada uma 'doença gay' e - para alguém na Família Real, uma mulher, heterossexual - ter alguém se importando, do outro lado, foi um presente incrível", declarou o cantor ao olhar fotos das visitas surpresas de Diana a vítimas da Aids nos anos 1980.
"Olhe para o seu rosto (de Diana) em cada fotografia, há um brilho positivo e maravilhoso", elogia o velho amigo de Diana em seguida. "Além disso, ela tinha essa habilidade incrível - que Harry herdou, eu digo isso a ele - de fazer as pessoas sentirem que tudo vai ficar bem."
O documentário Diana: Our Mother, que nos EUA foi ao ar pela HBO e no Reino Unido pela ITV, mostrou ainda os príncipes falando sobre a última conversa que tiveram com Diana e, ainda, acompanhou Harry numa viagem com a cantora Rihanna para Barbados, numa campanha de prevenção à Aids.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.