
Sete anos depois de uma estreia tímida no extinto YouTube Red, Cobra Kai chegou ao fim com a estreia da terceira parte da 6ª e última temporada na Netflix. Os cinco episódios inéditos disponibilizados nesta quinta-feira, 13, encerram de vez a história centrada no dojô de Johnny Lawrence (William Zabka). Ou será que não?
O sucesso de Cobra Kai pode ser descrito como, no mínimo, curioso. Enquanto muitos fãs seguiram apaixonados pelo Karatê Kid original durante anos, o grupo de defensores das continuações é bem mais seleto. Mesmo assim, o seriado conquistou o posto de uma das maiores produções originais do streaming. Foi lançada em 2018 como aposta de um hoje inexistente canal pago do YouTube, e depois adquirida pela Netflix. Foi ali que, impulsionada pela nostalgia e pela coragem de se manter fiel ao tom dos filmes, expandiu seu público e reuniu gerações. Agora, o desafio é manter o fenômeno vivo nas telonas com o novo longa que dará sequência aos acontecimentos da série.
Com o fim de Cobra Kai, a franquia original volta aos cinemas com Karate Kid: Lendas. O novo filme terá o retorno de Ralph Macchio como Daniel-San, e Jackie Chan revivendo Sr. Han, personagem que interpretou na refilmagem de 2010 com Jaden Smith. O longa vai se passar três anos após os eventos da série, e as narrativas serão conectadas.
Macchio atribui o sucesso renovado do universo do Sr. Miyagi à inovação encontrada por Cobra Kai:
“Às vezes eu uso a palavra ‘ridículo’ quando falo de Cobra Kai, porque é ridículo o sucesso em que ela se transformou. Mas a série vai além. O sucesso se deve aos cineastas originais do filme de 84, e ao roteirista Robert Mark Kamen”, disse em entrevista à revista Rolling Stone. “Mas então Jon [Hurwitz], Josh [Heald] e Hayden [Schlossberg, criadores], chegaram com uma nova perspectiva e deram um novo ar para a história. Fomos abraçados por quatro gerações.”
Os três produtores que criaram Cobra Kai saem de cena por enquanto, mas Macchio não quis saber de folga e já mergulhou de cabeça em Karate Kid: Lendas. O filme vai conectar a série, os quatro longas originais e a refilmagem de 2010. Segundo Macchio, a ligação acontece por meio de uma cena de Karate Kid 2. O novo filme tem estreia marcada para 29 de maio no Brasil.
No terço final da última temporada de Cobra Kai, todos os personagens precisam encarar o passado após a briga generalizada entre os dojos durante o Sekai Taikai. Conforme a sinopse, “o momento da verdade chega quase 40 anos após os acontecimentos do Torneio de Karaté All Valley de 1984.” As seis temporadas estão completas na Netflix.